Saúde, Ambiente e Sustentabilidade é tema de debate

Nathállia Gameiro 12 de março de 2019


 

Nathállia Gameiro

A Fiocruz Brasília sediará o Ciclo de Debates de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade no dia 27 de março. O evento busca produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias sobre o tema, para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde e a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira. O ciclo é promovido pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz.

 

A primeira edição foi realizada na sede da Fundação no Rio de Janeiro e compreendeu um debate a partir do olhar ampliado sobre questões relacionadas ao Ambiente, como o olhar da ciência, da arte e da filosofia e a área de ambiente na instituição. Desta vez, a unidade de Brasília será a primeira a receber o evento, que vai circular pelas outras três regiões do Brasil, com a participação das Unidades Regionais presentes em cada uma delas.

 

Na Fiocruz Brasília, serão debatidos temas como a relação ambiente e vigilância à saúde, a determinação socioambiental da saúde, determinantes sociais e planejamento territorializado, além do conceito de território saudáveis e sustentáveis no cerrado e semiárido. Pesquisadores, estudantes e profissionais de saúde participarão de um debate interdisciplinar sobre a relação de algumas áreas com a saúde, como agrotóxicos, biodiversidade, clima, grandes empreendimentos, saúde dos povos do campo, da floresta e água e saúde do trabalhador.

 

O evento é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição prévia. Será apresentada também a Coleção de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, da Série Fiocruz – Documentos Institucionais, discutindo sete assuntos relacionados ao ambiente, seus aspectos históricos no desenvolvimento do campo de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade e sua trajetória na Fiocruz. Os fascículos foram lançados em dezembro de 2018 na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

 

Confira a programação da segunda edição do Ciclo de Debates:

 

Data: 27 de março de 2019
Local: Auditório externo da Fiocruz Brasília

8h30 – Recepção
9h – Abertura
Marco Meneses – Vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde
Fabiana Damásio – Diretora da Gerência Regional de Brasília

Atividade cultural

9h30 – Mesa Redonda: “Saúde e Ambiente na perspectiva da Saúde Coletiva”
A relação ambiente e Vigilância à Saúde

Daniela Buosi – Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde/MS
Determinação socioambiental da saúde

Aline Gurgel – Pesquisadora da Fiocruz Pernambuco
Determinantes Sociais e Planejamento territorializado da Saúde
Patrícia Ribeiro – Coordenadora do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública (CEPI-DSS/ENSP/Fiocruz)
Coordenação: Marco Meneses

12h às 14h – intervalo para almoço

14h – Mesa Redonda – “Os olhos na saúde e ambiente dos Territórios”
O conceito de território saudável e sustentável no cerrado e semiárido

Jorge Machado – Pesquisador da Fiocruz Brasília
As Redes sociotécnicas

Fernando Carneiro – Pesquisador da Fiocruz Ceará
A questão epistemológica e metodológica da Saúde e Ambiente

Raquel Rigotto – Professora titular da Faculdade de Medicina da UFC
Coordenação: Fabiana Damásio

16h – Síntese
Guilherme Franco Netto – Coordenador da área de Saúde e Ambiente da Vice-Presidência de Ambiente Atenção e Promoção da Saúde (VPAPS)

17h – Lançamento da Série Fiocruz Documentos Institucionais. Coleção Saúde, Ambiente e Sustentabilidade