Residências em Gestão de Políticas Públicas e Atenção Básica: inscrições em 16 e 17 de dezembro

Por: Fernando Pinto
16/12/2020

Estão abertas, até o dia 17 de dezembro, as inscrições para dois processos seletivos de Programas de Residência Multiprofissional (turmas 2021/2023) da Escola de Governo Fiocruz – Brasília: o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e o Programa de Residência Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde. Ambos são na modalidade presencial, mas, devido à pandemia de Covid-19, serão adotados recursos para a realização de aulas remotas enquanto se fizer necessário.

 

Programa de Residência Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde

Para se inscrever, o interessado deve ser graduado em Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Nutrição ou Saúde Coletiva. As 15 vagas serão igualmente distribuídas por essas categorias profissionais, sendo 3 vagas por área. Das vagas oferecidas em cada categoria, 1 será destinada a candidatos que se autodeclararem negros, pretos e pardos, indígenas ou com deficiência.

 

O programa tem como objetivo especializar profissionais para atuarem em equipes de gestão de políticas públicas para a saúde de forma inter, multi e transdisciplinar em diferentes níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso tem dois anos de duração. As aulas começam em março de 2021, em tempo integral, com 20% de atividades teóricas e 80% de formação prática em serviço. As atividades práticas serão desenvolvidas junto aos órgãos da administração pública do Distrito Federal.

 

Para participar do processo seletivo, é necessário fazer a inscrição online na Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br) e enviar as cópias de toda a documentação exigida por meio do link https://forms.gle/fSe1EhM9x6pcQi3r9.

 

Todas as informações podem ser conferidas na chamada pública, disponível aqui.

 

Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica

Tem como objetivo especializar profissionais, por meio da formação em serviço, para atuarem em equipes de Atenção Primária à Saúde de forma interdisciplinar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, são ofertadas 90 vagas, sendo 54 destinadas a graduados em Enfermagem e 36 vagas distribuídas igualmente entre graduados em Odontologia, Psicologia, Nutrição e Saúde Coletiva. Das vagas oferecidas, 25% são destinadas a candidatos que se autodeclararem negros, pretos e pardos, indígenas ou com deficiência.

 

O curso terá duração de dois anos, com início em março de 2021, sendo 20% do tempo dedicado a atividades teóricas e 80% a atividades teórico-práticas de formação em serviço, junto às equipes de gestão da administração pública do Distrito Federal. Para participar do processo seletivo, é necessário fazer a inscrição online na Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br) e enviar as cópias de toda a documentação exigida por meio do link https://forms.gle/GXTYHYSfbXCE22mK9.

 

As informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas na chamada pública, disponível aqui