Proteção Social no SUAS a indivíduos e famílias em situação de violência é tema de curso

Fiocruz Brasília 24 de novembro de 2017


A Fiocruz Brasília sediará, a partir da próxima segunda-feira (27/11), o Curso Proteção Social no SUAS a indivíduos e famílias em situação de violência – Fortalecimento da Rede Socioassistencial. A atividade é resultado de parceria entre a Escola Fiocruz de Governo (EFG) e a Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio do Programa de Formação de Trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

A abertura, marcada para as 9h, contará com a presença da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, do diretor do Departamento de Gestão do SUAS, Luís Otávio Pires Farias, e da secretária Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Carvalho. 

As aulas serão realizadas entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro. Este é apenas o primeiro de quatro cursos que serão promovidos este ano e ao longo de 2018. Ao todo, serão 12 turmas, compostas por trabalhadores do SUAS. Entre os temas abordados, estão: conceitos de vulnerabilidade, risco social e violação de direitos; atuação dos serviços/dispositivos da rede de proteção básica frente aos casos que envolvam situação de violência; proteção social especial de média e alta complexidade e o enfrentamento da violência; e “o que é rede? Rede socioassistencial, intersetorial, formal e informal”.

Para este curso, estão previstas mais duas turmas presenciais e duas edições a distância, uma autoinstrucional e outra com tutoria. As turmas presenciais serão compostas por técnicos estaduais da assistência social, que atuarão como multiplicadores em seus respectivos territórios. Os cursos a distância serão voltados para todos os trabalhadores do SUAS.

Confira a programação