Projeto sistematiza experiência de cuidado em saúde mental

Fernanda Marques 20 de dezembro de 2021


A equipe do projeto PsiCuidados, do município de Goiás Velho (GO), junto com o Núcleo de Populações em Situações de Vulnerabilidade e Saúde Mental na Atenção Básica (Nupop) da Fiocruz Brasília, realizou, no dia 13 de dezembro, encontros institucionais para uma aproximação cada vez maior com os serviços municipais de saúde mental. Os psicólogos Gilberto David Filho, coordenador do PsiCuidados, e Renata Lobo, representante do Nupop, visitaram um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e estiveram na Secretaria Municipal de Saúde de Goiás Velho.

 

Logo no início da pandemia, por meio do projeto PsiCuidados, trabalhadores da saúde do município foram acolhidos e receberam apoio psicológico online para que pudessem continuar atuando no enfrentamento da Covid-19. O Nupop ficou responsável pela supervisão dos psicólogos que faziam os atendimentos. Em julho deste ano, a iniciativa foi reconhecida e premiada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e pelo Ministério da Saúde como uma das experiências de excelência e boas práticas no combate à pandemia na Atenção Primária à Saúde (APS).

 

Hoje, os serviços online de atenção e cuidado em saúde mental continuam sendo ofertados, na perspectiva da promoção da saúde dos trabalhadores. “O Nupop segue com o apoio e a supervisão para os psicólogos e, também, para os estudantes de psicologia, porque essa é uma importante estratégia de formação”, argumenta Marcelo Pedra, um dos coordenadores do Núcleo. A equipe do projeto está agora sistematizando toda a experiência desenvolvida, com vistas à publicação e ao compartilhamento. “O atendimento remoto pode ser incorporado como uma tecnologia de cuidado, em especial pela APS”, afirma.