Programação de janeiro da VideoSaúde enfoca o SUS, saúde e cultura

Nathállia Gameiro 6 de janeiro de 2020


Icict/Fiocruz


O ano novo chegou!. Vamos iniciar 2020 relembrando temas que merecem destaques. Que tal o tema saúde? No mês de janeiro, abordaremos: saúde da mulher e da criança, saúde mental e a importância da assistência prestada à população através do Sistema Único de Saúde Brasileiro, o SUS.

O filme “SUS 30 anos” – aborda o Sistema Único de Saúde como possibilitando um atendimento integrado à população brasileira e seus benefícios.

O filme “De perto quem é normal?” dá voz aos pacientes e profissionais sobre o que é a loucura e os tratamentos manicomiais.

A produção “Política de Saúde Mental e Direitos Humanos” traz o debate da saúde mental e a associação com os direitos humanos, a partir do contexto da Reforma Sanitária.

Ainda com destaque para o campo da saúde, “Nascer no Brasil: Cesárea, mitos e riscos” aborda a saúde materna. Que risco corremos? Mulheres brasileiras realizam parto com alta taxa de cesariana.

Em “Autismo” vamos rever os sinais e cuidados necessários para essa enfermidade em jovens e crianças.

Para falar de coleta e descarte dos resíduos, exibiremos “Que se lixe o lixo”, que traz a gestão adequada dos resíduos até seu destino final.

Ao final da programação de janeiro, vamos rever “Vida de Congo” que apresenta uma manifestação folclórica da banda de Congo Mirim de São Benedito de Santiago, no Estado do Espírito Santo e “Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí” – projeto direcionado a jovens da rede pública de ensino. O filme conta com depoimentos dos jovens, pais e professores.

O Programa VideoSaúde vai ao ar às 22h30, segundas-feiras pelo Canal Saúde, com diferentes reprises ao longo do mês. Prestigie!

06/01, segunda-feira, 22h30: SUS 30 anos 

Documentário lançado pelo Conselho Federal de Enfermagem que comemora o aniversário da Constituição de 1988 juntamente com os 30(trinta) anos do Sistema Único de Saúde. O SUS é o maior sistema de saúde do mundo que cobre todos os estados e municípios brasileiros e é não só integrado a hospitais, mas, também, a sistemas de Vigilância Sanitária e Epidemiológica e ao atendimento de urgência baseando-se nos princípios da Universalidade e Integralidade. O documentário ressalta a importância da enfermagem e serviços de base como provedores de saúde dentro de um sistema integrado, em sua maior parte, por hospitais não públicos e filantrópicos.

Reprises:
08/01, quarta, às 22h30;
10/01, sexta, às 22h30;
12/01, domingo, às 21h30.

13/01, segunda-feira, 22h30: De perto quem é normal? | Política de Saúde Mental e Direitos Humanos 

De Perto Quem é Normal? – Documentário realizado para a Semana da Luta Antimanicomial, aborda o questionamento do que é loucura e o que faz de um ser humano louco ou normal. Com depoimentos de doentes mentais, psicólogos e militantes, compõem um painel dos tratamentos realizados nos manicômios.

Política de Saúde Mental e Direitos Humanos – O vídeo trata da associação entre saúde mental e direitos humanos, a partir do contexto da Reforma Psiquiátrica. A produção debate o uso de drogas, lícitas ou não, pelas pessoas com doenças mentais e os contextos que devem marcar o debate qualificado sobre o tema.

Reprises:
15/01, quarta, às 22h30;
17/01, sexta, às 22h30;
19/01, domingo, às 21h30

20/01, segunda-feira, 22h30: Nascer no Brasil: Cesárea, mitos e riscos | Autismo 

Nascer no Brasil: Cesárea, Mitos e Riscos – Um país com 56% de taxa de cesárea, sendo 88% nos hospitais privados. O que as mulheres brasileiras acham disso, será que elas sabem dos riscos?

Autismo – Vídeo informativo produzido pela TV Una, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Apresenta quais são os sinais externos aparentados por crianças e jovens que têm a enfermidade e os seus diferentes desdobramentos, como o isolamento social, e formas de inclusão e cuidados.

Reprises:
22/01, quarta, às 22h30;
24/01, sexta, às 22h30;
26/01, domingo, às 21h30

27/01, segunda-feira, 22h30: Que se lixe o lixo 

Conta duas trajetórias possíveis para uma folha de papel, desde o momento em que é descartada até o seu destino final. Na primeira trajetória, a folha de papel é descartada sem separação, não passa por coleta, nem recebe destinação adequada. Na sequência, a folha de papel passa por uma trajetória onde existe uma gestão adequada dos resíduos. Seu destino surpreende e encanta o público.

Reprises:
29/01, quarta, às 22h30;
31/01, sexta, às 22h30;
02/02, domingo, às 21h30.

28/01, terça –feira, 23h: Vida de Congo | Orquestra de câmara do Palácio Itaboraí: promovendo arte, cultura e saúde – Programa VideoSaúde Especial

Vida de Congo – Vídeo realizado com e por crianças da banda de Congo Mirim de São Benedito de Santiago, em Serra, ES, durante o período da Festa de São Benedito, em dezembro de 2012. O objetivo é acompanhar o seu cotidiano, uma dimensão do brincante da manifestação folclórica para além da própria imagem do folclore.



Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí: Promovendo Arte, Cultura e Saúde – A Orquestra de câmara do Palácio Itaboraí é um projeto socio-cultural direcionado a jovens estudantes da rede pública de ensino que oferece um curso intensivo com aulas teóricas e práticas de música. Apresentar o projeto à sociedade através de depoimentos de alunos, pais, professores e da equipe responsável pela orquestra de câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT). 

Reprises:
30/01, quinta-feira, 23h