Presidente da Fiocruz participa de Assembleia Mundial da Saúde

Por: Nathállia Gameiro
20/05/2019

Por Julia Dias (Agência Fiocruz de Notícias)

 

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, é uma das representantes brasileiras na 72ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS). O evento é realizado entre os dias 20 e 27 de maio, em Genebra (Suíça), e reúne líderes mundiais sobre o tema, como ministros da Saúde dos 194 estados-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) e representantes de instituições de destaque na Saúde Global.

 

A Assembleia é o órgão decisório da OMS. Este ano discutirá temas como emergências de saúde e o Regulamento Sanitário Internacional (RSI); pólio e varíola; a Agenda 2030; mudança climática, acesso a medicamentos, recursos humanos; migração; Cobertura Universal de Saúde e assuntos administrativos da Organização.

 

A agenda da presidente da Fiocruz na Assembleia inclui um evento realizado pela Unitaid sobre como reduzir pela metade mortes por HIV, seguida por uma reunião bilateral entre a organização e o Ministro da Saúde do Brasil, reuniões com ministros dos Brics e cientistas de destaque, além de eventos organizados pela Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi) e pela Wellcome sobre doença de Chagas e sobre picadas de cobras, respectivamente.

 

Nísia participará como palestrante em duas mesas. A primeira é sobre o tema de um seminário recente do qual a presidente participou em Ruanda, Chegando lá mais rápido – Como podemos usar Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Acesso podem acelerar a progresso no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, organizado pela OMS e pela Wellcome, no dia 21 de maio. A segunda será realizada no dia 24 de maio, em uma sessão técnica sobre a promoção de produção local de medicamentos e outras tecnologias para a saúde.

 

*Com edição da Ascom Fiocruz Brasília