Pesquisador da Fiocruz Brasília coordena debate na Expo Dubai

Fiocruz Brasília 18 de janeiro de 2022


Por André Freire (Nethis/Fiocruz Brasília)

 

Equidade e justiça global, atributos indispensáveis à formulação de políticas públicas diante de novas emergenciais mundiais em saúde. A partir dessa concepção, o pesquisador da Fiocruz Brasília Gerson Penna abriu o debate sobre ferramentas de preparação e resiliência para futuras crises de saúde pública, que aconteceu hoje (18/01) na Conferência Global sobre Tecnologia e Inovação Sustentáveis (GSTIC) em Dubai. 

 

 “Espero que nossa sessão seja uma oportunidade real para conectar mentes, criando um futuro melhor com mais justiça social e equidade para um mundo com esperança e paz”

 

Penna evidenciou a importância da produção brasileira de vacinas contra a Covid-19 pela Fiocruz e a efetividade dos imunizantes na contenção da pandemia no Brasil. Ele destacou ainda o  projeto Vigivac da Fundação, coordenado pelo pesquisador Manoel Barral-Netto, que vem, de modo robusto, demonstrando a efetividade das vacinas na diversidade da população brasileira e no surgimento de variantes de preocupação. Penna também parabenizou a iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) de criar um comitê científico de estudo para novos patógenos, com participação da Fiocruz e de outras instituições de liderança em pesquisa no mundo.

 

Participaram do debate Wei Liu, coordenador da Equipe de Tarefas Interagências da ONU em Ciência, Tecnologia e Inovação; Ricardo Ferreira, coordenador-geral de planejamento estratégico da Fiocruz; Clovis Freire, oficial de assuntos econômicos da Divisão de Tecnologia e Logística da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD); e Renata Sene, prefeita de Francisco Morato (São Paulo) e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos por Parcerias para os ODS.

 

G-STIC 2021/2022

A Conferência Global sobre Tecnologia e Inovação Sustentáveis (GSTIC) de 2022 é realizada na Expo Mundial Dubai e tem como foco a ciência, a tecnologia e a inovação com objetivo de criar resiliência e preparação para o combate da pandemia de Covid-19 e de futuras crises de saúde, incluindo as crises ambientais na saúde. A Fiocruz é a instituição responsável pela organização das sessões sobre saúde, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.