Parceria entre SESDF e Fiocruz Brasília resulta em lançamento da Sala de Situação

Fiocruz Brasília 9 de julho de 2018


Resultado de parceria entre a Secretaria de Saúde do DF (SESDF) e a Fiocruz Brasília, o Portal Sala de Situação consiste em uma ferramenta inédita que disponibiliza vários ambientes de produção de informação sobre assistência, estrutura e vigilância, entre outros assuntos, atualizados em tempo real. Os elementos são extraídos, automaticamente, de bancos de dados. Desta forma, informações estratégicas da Secretaria de Saúde são apresentadas em diversos formatos, como tabelas, gráficos, mapas, documentos técnicos ou relatórios.

O Portal foi lançado na última terça-feira (3/7), e, de acordo com a Secretaria de Saúde, aumenta a transparência ativa de informações em 73%, um de seus objetivos, além de disponibilizar informações visando promover o conhecimento sobre a situação da saúde e subsidiar a tomada de decisão.

De acordo com o secretário Humberto Fonseca amplia a transparência em relação aos dados existentes atualmente nos sistemas informatizados da Secretaria, permitindo fácil acesso às informações do DF como um todo quanto dados separados por região e unidade de saúde. 

O coordenador de Integração Estratégica da Fiocruz Brasília, Wagner Martins, ressalta que “a Sala de Situação em Saúde é um instrumento que fornecerá informações para orientar a tomada de decisão na gestão e a governança das políticas públicas que visam garantir melhor qualidade de vida à população, já que trará dados sistematizados sobre as condições de saúde da população, considerando que esta é condicionada por um conjunto de determinantes sociais produzidos por diferentes segmentos do nosso modo de produção”, diz. 

Para o coordenador, a participação da Fiocruz no Portal tem permitindo que o monitoramento das condições saúde população se dê de forma mais qualificada, visto a mobilização de competências humanas para trabalhar com tecnologias digitais, ciência de dados e ciências da saúde aplicadas à gestão e ao planejamento. “A parceria Fiocruz e SESDF pretende fornecer à sociedade mais e melhores informações para que, além das ações técnicas em saúde pública, a comunidade organizada em redes sociais locais possa se capacitar para cobrar o alcance dos resultados desejados”, acrescenta.

O protocolo de intenções firmado entre a Fiocruz e o Governo do Distrito Federal (GDF) tem por objetivo apoiar ações que contribuam para tornar o DF um território saudável e sustentável. “A implementação da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é uma delas”, exemplifica Martins. 

Funcionalidades
Segundo Fonseca, a Sala de Situação permite verificar a localização geográfica das unidades públicas de atendimento; mapas; prestação de contas relacionadas ao orçamento; dados epidemiológicos sobre dengue, sífilis, AIDS/HIV; e número de atendimentos na área hospitalar e ambulatorial. Para o secretário de Saúde do DF, a ferramenta auxiliará pesquisadores, estudantes, órgãos de controle e população nas análises dos dados e permitirá que todos tenham um panorama geral da pasta.

As informações da Sala de Situação estão organizadas em painéis e mapas sobre os temas: Atenção à Saúde; Vigilância em Saúde; e Gestão e Financiamento. Cada painel da Sala tem um link para a biblioteca eletrônica Scielo, que abrange uma coleção de periódicos científicos brasileiros sobre o tema pesquisado.

Cada painel tem um “saiba mais”, com esclarecimentos sobre o assunto, fontes de informação, siglas e abreviações utilizadas. As informações, sempre que possível, são georrefenciadas.

Para selecionar um determinado conjunto de dados referente a um período específico, basta “clicar”, no gráfico, na barra correspondente ao ano desejado. Existem, também, seletores para filtrar determinados conjuntos de dados. A cada seleção, todos os gráficos, tabelas e mapas do painel demonstrarão os resultados da escolha. Para excluir a seleção feita, há, no topo do painel, a identificação dos filtros.

O portal foi desenvolvido com ferramentas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) livres, facilitando a troca de conhecimento entre instituições públicas e ampliando, sempre que possível, sua utilização, alinhada às diretrizes da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (Inda), da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde) e da estratégia internacional para o Governo Aberto (OGP).

A Sala de Situação possui uma estrutura física dentro da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, na qual as informações são guardadas em computadores (hardwares) e em um espaço virtual.

* Com informações da Agência Saúde (Ailane Silva)