11ª edição da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz envolveu mais de 13 mil alunos e professores da educação básica
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulga o resultado da Etapa Regional da 11ª edição bianual, 2021-2022. Após homologação de inscrições, concorreram 799 trabalhos, realizados por 13.299 alunos e alunas de 273 escolas. Foram 2.724 professores envolvidos, de escolas de todo o país, a maioria deles de escolas municipais, estaduais e federais.
Com a participação de mais de 40 profissionais, as comissões avaliadoras das 6 coordenações olímpicas (Centro-Oeste, Minas/Sul, Nordeste I, Nordeste II, Norte e Sudeste) se reuniram presencial e remotamente, entre os dias 5 e 31 de agosto, para selecionar os destaques de cada região. Os vencedores disputarão a Etapa Nacional, em dezembro de 2022, no Rio de Janeiro. Cada regional premia 6 trabalhos, nas modalidades Produção Textual, Projeto de Ciências e Produção Audiovisual e nas categorias Ensino Médio e Ensino Fundamental. Ao todo, 36 trabalhos selecionados concorrem na final a mais um título.
As comissões contaram com profissionais de diversas áreas, entre cientistas, educadores, artistas, escritores, jornalistas e professores universitários, ressaltando o caráter multi e transdisciplinar da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente. Você pode conhecer a trajetória profissional de cada jurado(a) clicando aqui.
O prêmio especial “Menina Hoje, Cientista Amanhã”, com 159 inscrições, 3.582 alunas e 239 professoras participantes, foi concedido a dois trabalhos de escolas públicas: na categoria Ensino Fundamental Em”Pod”eradas: Lei Maria da Penha na Escola, da Escola Estadual Professor Camilo Dias, de Boa Vista, Roraima, e na categoria Ensino Médio Em Sintonia com Meu Corpo, do Centro Educacional 07 de Taguatinga, Brasília, Distrito Federal. A Comissão Julgadora concedeu também dois títulos de honra ao mérito, na categoria Ensino Fundamental Clube de Ciências “Suave na Nave”: escola e museu promovendo educação em ciências e gênero para meninas, da Escola Municipal Uruguai, no Rio de Janeiro, e na categoria Ensino Médio A educação sexual e a higiene íntima para meninas em turmas do 8° e 9º ano da rede pública de ensino na cidade de Coelho Neto, Maranhão, desenvolvido pelo Instituto Federal do Maranhão, campus Coelho Neto.
Agradecemos a todos e todas que participaram, parabéns para os alunos e as alunas que estarão disputando o título nacional, na etapa final, no campus de Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro. A Coordenação Nacional da Obsma entrará em contato com os premiados para orientar sobre a próxima etapa.
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Ensino Fundamental:
– Sustentabilidade
Colégio Dom Bosco Karavella
Palmas/TO
Ensino Médio:
– Céssio – O brilho mortal
Colégio UNUS
Goianîa/GO
PRODUÇÃO DE TEXTO
Ensino Fundamental:
– A grande poluição
Colégio Militar de Campo Grande
Campo Grande/MS
Ensino Médio:
– Personificando o nosso planeta, você percebe que ele está doente?
Colégio Militar de Brasília
Brasília/DF
PROJETO DE CIÊNCIAS
Ensino Fundamental:
– Sustentabilidade e coleta seletiva na cidade de Jataí
Colégio da Polícia Militar de Goiás Nestório Ribeiro
Jataí/GO
Ensino Médio:
– Formas de enfrentar o problema do lixo
Colégio Militar de Brasília
Brasília/DF
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Ensino Fundamental:
– Curta metragem projeto mais vida à natureza, drive thru da reciclagem solidária
Escola Municipal de Ensino Fundamental Hélio Fraga
Nova Santa Rita/RS
Ensino Médio:
– Acessibilidade ao saneamento básico no Brasil
Centro Educacional Integrado de Caratinga
Caratinga/MG
PRODUÇÃO DE TEXTO
Ensino Fundamental:
– Panc na escola: uma lição que não dá para perder
Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Becker
Alpestre/RS
Ensino Médio:
– Pobreza menstrual
Escola Estadual Dr Arthur Bernardes
Sete Lagoas/MG
PROJETO DE CIÊNCIAS
Ensino Fundamental:
– Absorvente para todas
Escola Básica Professora Úrsula Kroeger
Indaial/SC
Ensino Médio:
– Máscara biodegradável a partir das fibras presentes na fruta tropical mangifera indica
Colégio Farroupilha
Porto Alegre/RS
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Ensino Fundamental:
– O mundo (in)visível dos microplásticos
Colégio São José
Abreu e Lima/PE
Ensino Médio:
– Urânio da jazida de Itataia, sobre a necessidade de analisar benéficos e malefícios
Colégio Paulo Freire
Santa Quitéria/CE
PRODUÇÃO DE TEXTO
Ensino Fundamental:
– Projeto eco tirinhas
Escola Municipal Sinhô Bandeira
Paudalho/PE
Ensino Médio:
– Um cordel desencantado
Escola Técnica Estadual Advogado José Davi Gil Rodrigues
Jaboatão dos Guararapes/PE
PROJETO DE CIÊNCIAS
Ensino Fundamental:
– Saberes do povo do povoado KM 1700 em Imperatriz/MA: consciência ambiental e medicina alternativa
Escola Municipal Afonso Pena
Imperatriz/MA
Ensino Médio:
– Plásticos: por que substituí-los?
Centro de Ensino Isaac Martins
Tuntum/MA
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Ensino Fundamental:
– A reciclagem de papel no ambiente escolar
Escola de Ensino Fundamental Mons Luis Marques Barbosa
Arapiraca/AL
Ensino Médio:
– Pobreza menstrual
Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães
Itabuna/BA
PRODUÇÃO DE TEXTO
Ensino Fundamental:
– Um pequeno gesto de coragem
Colégio Estadual São Francisco
Alagoinhas/BA
Ensino Médio:
– Revista oxente saúde – edição especial: doenças negligenciadas
Colégio Estadual João Francisco da Silva
Sítio do Quinto/BA
PROJETO DE CIÊNCIAS
Ensino Fundamental:
– Implantação de pomar numa escola estadual do município de Aracaju/SE: projeto pomar raiz do Colégio Estadual professor Benedito Oliveira
Escola Estadual Professor Benedito Oliveira
Aracaju/SE
Ensino Médio:
– Ecobags: se é sustentável, é saudável
Colégio Estadual Carlos Souto
Rio de Contas/BA
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Ensino Fundamental:
– Jornal rural de Jaru Uaru
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental D Jaru-uaru
Jaru/RO
Ensino Médio:
– Ecolecita: recuperação de trechos do Igarapé do Passarinho
Escola Estadual de Tempo Integral Professora Lecita Fonseca Ramos
Manaus/AM
PRODUÇÃO DE TEXTO
Ensino Fundamental:
– Ecos da pandemia: fotofabulografando os impactos da covid 19 a partir do olhar dos alunos da Escola Estadual Marechal Hermes
Escola Estadual Marechal Hermes
Manaus/AM
Ensino Médio:
– Vaga esperança
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina
Cacoal/RO
PROJETO DE CIÊNCIAS
Ensino Fundamental:
– Em”pod”eradas: Lei Maria da Penha na escola
Escola Estadual Professor Camilo Dias
Boa Vista/RR
Ensino Médio:
– Sempre livre
Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos
Macapá/AP
REGIONAL SUDESTE
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Ensino Fundamental:
– O cerrado ainda resiste
Escola Estadual Professor Aduar Kemell Dibo
São Carlos/SP
Ensino Médio:
– O chamado da natureza
Objetivo Colégio Integrado
São Paulo/SP
PRODUÇÃO DE TEXTO
Ensino Fundamental:
– Rios de ciências
Escola Municipal Dra. Isolina Cozzolino
Magé/RJ
Ensino Médio:
– Fast fashion: o lado feio da moda
Colégio SER
Jundiaí/SP
PROJETO DE CIÊNCIAS
Ensino Fundamental:
– Horta escolar: laboratório vivo para a alfabetização científica e formação cidadã
Escola Municipal Professora Myrthes Wenzel
Rio de Janeiro/RJ
Ensino Médio:
– Bioplástico de resíduos escolares
Escola Técnica Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
São Paulo/SP