Oficina de adequadores posturais na Feira de Soluções para a Saúde – Zika

Fiocruz Brasília 27 de junho de 2017


 

 

 

 

 

 

 

Foto: página Fome de ajudar   no Facebook

Uma das iniciativas que estará na Feira Soluções para a Saúde- Zika é uma Oficina para produção de adequadores posturais de baixo custo, cadeirinhas de papelão destinadas a crianças com algum atraso no desenvolvimento, o que as deixa a maior parte do tempo sentadas nesta fase da vida. A atividade tem por objetivo ensinar os responsáveis pelas crianças a confeccionarem as cadeirinhas para que elas tenham postura mais adequada. 


A cadeirinha pode ser utilizada por crianças de quatro meses até os dez anos de idade, dependendo do seu tamanho e peso. Além do melhor posicionamento da criança permitir maior participação nas atividades de vida diária, com o uso da cadeirinha há maior aproveitamento escolar e fortalecimento das habilidades cognitivas (atenção, memória e linguagem).


Quem coordenará a oficina é a fisioterapeuta Dafne Herrero. Em 2005, ela aprendeu a confeccionar os adequadores de papelão como voluntária na Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual- LARAMARA. Desde então, periodicamente ela realiza essas oficinas a convite de instituições públicas e privadas pelo Brasil. 


A cada oficina, todo o material para a produção das cadeirinhas é arrecadado previamente pelos organizadores e instituições parceiras, sem qualquer custo para as famílias das crianças. Em São Paulo, por exemplo, a empresa Fernandes, de um ex-paciente de Dafne, faz a doação do papelão faz mais de dez anos. Cola branca, fita adesiva, cabo de vassoura e boia espaguete também são materiais utilizados. O tempo de validade da cadeirinha é de um ano e se necessário, com o crescimento da criança, pode-se confeccionar outra cadeirinha.


A Oficina tem duração de 20 horas e ao final, os participantes poderão levar para casa as cadeirinhas produzidas por eles.  “Quem participar da oficina vai conseguir multiplicar a ideia e os benefícios que a adequação postural traz para a criança, esse é o grande encantamento da oficina”, afirma Dafne, que é formada há 13 anos e  trabalha em uma clínica de fisioterapia em São Paulo – SP. Ela é responsável pelo  projeto Fome de Ajudar, que desde 2014 realiza não só as oficinas mas também palestras em escolas sobre estratégias de inclusão escolar,  atendimento gratuito a  crianças de baixa renda, e aulas em troca de latas de leite que são doadas para o Ambulatório de prematuros da Universidade Federal de São Paulo  e para o Hospital Infantil Darcy Vargas.


A Oficina de Produção de Adequadores Posturais  é parte da programação da Feira de Soluções para a Saúde – Zika, que será realizada de 8 a 10 de agosto no Cimatec em Salvador, BA. Clique aqui  para conhecer o site da Feira, que traz as experiências já cadastradas e fazer sua inscrição.