Ciência na sala de aula e em todo lugar

Fernanda Marques 27 de novembro de 2023


“Todos somos capazes de alcançar nossos objetivos”, disse a aluna do Centro de Ensino Fundamental 07 de Sobradinho. “Só a educação pode transformar a nossa vida”, completou o aluno da Escola Meninos e Meninas do Parque, na Asa Sul. Frases aparentemente simples, mas repletas de significado, que emocionaram todos os presentes. Elas foram ditas por homens e mulheres que, apesar de todas as dificuldades, estão cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e são autores de projetos ganhadores do 12º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal, promovido pela Secretaria de Educação (SEED-DF). Na noite da última quinta-feira, 23 de novembro, eles participaram do segundo e último dia do Diálogo de Ciência, atividade que marca o encerramento do Circuito. A cerimônia foi realizada no recém-inaugurado Espaço Cultural Professora Neusa França, na sede da SEED-DF, no Shopping ID. 

 

A produção acadêmica da EJA foi celebrada por diversos profissionais e gestores da Educação presentes. “O sucesso está na simplicidade e no conhecimento que vem da experiência de vida desses estudantes”, descreveu uma professora. “Dizem que nós ensinamos, mas não sei se esses estudantes têm a exata noção do quanto aprendemos com eles”, garantiu outra docente.

 

Para a gerente de Programas e Projetos Transversais da SEED-DF, Raquel Lins, o Circuito de Ciências é uma atividade pedagógica que motiva a compreensão da prática científica no ambiente escolar. “O Circuito consolidou-se como um importante instrumento para a exposição da produção científica, tecnológica e cultural desenvolvida nas unidades escolares da rede pública de ensino”, sintetizou.

 

Dos cinco projetos da EJA apresentados no evento, dois receberam da Fiocruz Brasília o certificado Destaque Mais Meninas Cientistas, entregue às equipes formadas por 50% ou mais de meninas ou mulheres. No primeiro dia do Diálogo de Ciência, 17 de novembro, no centro de ciências SESI Lab, mais 11 equipes, de outras categorias, foram contempladas com esse certificado.

 

Na ocasião, a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, destacou as iniciativas de divulgação científica da instituição, como o Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência e a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), e sublinhou o papel dos professores. “É de fundamental importância esse trabalho que fazem de despertar o interesse de crianças e jovens para a ciência. A Fiocruz Brasília reafirma seu compromisso de estar cada vez mais próxima da rede de educação básica para a promoção da ciência e da saúde”, reafirmou. Representando a área de popularização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), também estiveram presentes Juanna Nunes e Carlos Wagner.

 

O Diálogo de Ciência é um evento em que as equipes de estudantes fazem breves apresentações de seus projetos, compartilhando não apenas metodologias e resultados, mas, sobretudo, os aprendizados e experiências adquiridos no processo de investigação científica. São entregues medalhas aos três primeiros colocados em cada uma das nove categorias que compõem o Circuito de Ciências, da educação infantil ao EJA, incluindo a educação especial e as altas habilidades. Estudantes e seus professores orientadores são, ainda, incentivados a disseminar sua produção acadêmica por meio dos periódicos Com Censo e Com Censo Jovem.

 

Todas as escolas públicas podem participar do Circuito. Primeiramente, as escolas selecionam seus melhores projetos de ciências, realizados em grupos, e estes vão para a etapa regional, organizada em cada uma das Coordenações Regionais de Ensino, as CREs. Os trabalhos selecionados na etapa regional seguem para a fase distrital, que, em 2023, ocorreu de 16 a 20 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Especialistas da Fiocruz Brasília estiveram entre os avaliadores da etapa distrital.

 

Como parceira do 12º Circuito de Ciências, além de brindes para todos os integrantes das equipes vencedoras e do certificado Destaque Mais Meninas Cientistas, a Fiocruz Brasília promoverá, ainda, uma premiação extra. Dentre os grupos que receberam o certificado, aquelas com maior pontuação, em cada categoria, realizarão uma atividade de divulgação científica junto com a instituição. 

 

Confira o álbum de fotos do primeiro dia do Diálogo de Ciência

 

* Com informações da Agência Brasília

 

LEIA TAMBÉM