Fiocruz Brasília na 17ª Conferência de Comunicação Cidadã 

Mariella de Oliveira-Costa 18 de outubro de 2023


 Nos dias 3 e 4 de outubro foi realizada a XVII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã, na Universidade de Brasília. A coordenadora do Jacarandá – Núcleo de Educação e Humanidades em Saúde, Aline Guio Cavaca, participou do painel  Experiências de comunicação popular e comunitária no fortalecimento da democracia e combate a desinformação.  

 
A pesquisadora compartilhou duas experiências de comunicação popular em saúde. A pesquisa multicêntrica, realizada em cinco capitais do país e suas regiões metropolitanas: Rio de Janeiro, Recife, João Pessoa, Vitória e Brasília, analisou a pandemia em contextos criativos por meio de cartografia de tecnologias e arranjos de informação e comunicação de populações negligenciadas para enfrentamento da Covid-19. Entre as principais observações, Cavaca relatou como os comunicadores da comunidade ajudaram a população trabalhando a informação com dados locais, fazendo levantamento de necessidades dos moradores, associando a prática comunicacional à ajuda humanitária, e trazendo ao lado das recomendações de prevenção outro tipo de conteúdo, como as formas de encontrar ajuda para os problemas de saúde, ou para acessar o auxílio financeiro governamental. “A  realidade não é fracionável. Não adianta fazer prevenção da Covid sem considerar o contexto das lutas cotidianas em que ela ocorre”, ressaltou.  

 

A pesquisadora apresentou também a iniciativa da Fiocruz para fortalecer a comunicação comunitária em saúde por meio de edital em parceria com a Organização Panamericana da Saúde  e o governo do Canadá, que financiou 15 diferentes grupos de comunicadores nas cinco regiões brasileiras. Segundo ela, foi possível formar uma rede de comunicação comunitária além de também parcerias entre os grupos e com diferentes organizações locais.  

 

A mesa foi coordenada pela professora da Universidade de Brasília e representante da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Popular Mariana Ferreira Lopes. Os demais convidados foram Priscilla Castro (Coletivo Nós por Nós), André Fidélis (Coletivo Tururu), Divino Cândido (Abraço-DF) e Max Maciel (Deputado Distrital).  
 

A Conferência buscou apresentar  experiências comunicativas desenvolvidas entre diferentes dimensões (política, econômico, tecnológico, sociocultural, educacional e profissional),  presentes em múltiplos espaços de interação (local, regional, nacional e global). Ao longo dos dois dias, os participantes refletiram sobre os caminhos necessários para consolidar os processos democráticos de transformação social, promovendo contribuições para a saúde humana, social, comunicacional e tecnológico, na perspectiva da cidadania comunicativa, informação e democracia. 

 

Saiba mais sobre o Jacarandá- Núcleo de Educação e Humanidades em Saúde neste link. 

LEIA TAMBÉM