Residentes em saúde em prol do fortalecimento da democracia

Fernando Pinto 31 de maio de 2023


Com mais de três mil inscritos, a Conferência Livre de Residências em Saúde reuniu, na Fiocruz Brasília, entre os dias 25 e 26 de maio, residentes, coordenadores, preceptores, tutores e educadores, que debateram sobre os caminhos das residências em saúde como política pública em defesa da democracia, da integralidade da atenção e do trabalho em equipe multiprofissional no Sistema Único de Saúde (SUS). Com o apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde e de organizações e fóruns ligados às residências em saúde, a conferência teve o objetivo de aperfeiçoar, qualificar e aprofundar a relação entre as residências em saúde e o trabalho no SUS. 

 

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, reforçou a importância do desafio de fazer com que os programas de residências sigam como uma estratégia fortalecida de educação em saúde na formação de novos trabalhadores do SUS. “Que sigamos comprometidos com a agenda das residências em nosso país em prol do fortalecimento da democracia e do SUS”, afirmou ao reforçar a importância de valorizar o diálogo com os diversos segmentos e dos desafios de garantir melhores condições para os trabalhadores do SUS.

 

Adriana Coser, coordenadora adjunta das residências em saúde da Fiocruz, ressaltou o papel da Fundação no debate e valorização dos espaços democráticos, como os das Conferências Livres. “O SUS não se faz sem pessoas, e a residência cumpre o papel auxiliar na formação de novos profissionais que atendam as necessidades do sistema de saúde”, disse ao parabenizar a força de trabalho da Fiocruz envolvida nos programas das residências e no processo de formação.    

 

Presente na abertura da conferência, a secretária substituta da SGTES, Laíse Rezende, destacou a importância de fortalecer o debate das residências como políticas públicas. “Precisamos falar e produzir equidade dentro dos programas de residência e no SUS”, refletiu. Osvaldo Bonetti, coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Fiocruz Brasília, enfatizou que a realização da Conferência Livre de Residências em Saúde é um momento histórico de resgate da democracia. “O nosso movimento das residências segue vivo e pulsante na defesa do SUS”, defendeu.

 

Os residentes debateram os eixos e alinhamento metodológico que norteiam os programas de residências, além de contribuir com a construção das diretrizes e propostas que serão encaminhadas para compor a pauta de discussões da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). Ainda no âmbito da CNS, foram anunciados os nomes que vão compor a comitiva de delegados para representarem os programas de residências em saúde na etapa nacional, que ocorrerá de 2 a 5 de julho em Brasília.

 

Os debates podem ser conferidos nos canais do YouTube da Fiocruz Brasília e Rede Unida nos links abaixo:

25 de maio (abertura)

26 de maio (programação da manhã)

26 de maio (programação da tarde)

 

Confira aqui a galeria de imagens

 

Leia mais

Conferência Livre discute saúde da pessoa com deficiência

Fiocruz Brasília participa de Conferência Livre de Vigilância em Saúde e Controle Social

Matéria-prima para fortalecer o controle social

Por um SUS mais equânime

Participação popular marca abertura da 11ª Conferência Distrital de Saúde

Ouvidorias em defesa do direito à saúde e à vida

LEIA TAMBÉM