CIADS: top 10 dos artigos publicados em 2022

Fernando Pinto 4 de janeiro de 2023


Em 2022, o Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) trouxe nas suas edições artigos que abordaram temas importantes como o direito à saúde, confinamento, comunicação e Covid-19, vacinação, os avanços na saúde no Brasil e os desafios jurídicos e políticos de acesso a informações em saúde em base pública de dados, aspectos jurídico-sanitários da segurança do paciente e a judicialização, mediação em saúde e saúde prisional.

 

Publicado pelo Programa de Direito Sanitário (Prodisa) da Fiocruz Brasília, o periódico trimestral, de acesso livre, é destinado a difundir a produção acadêmica no campo do Direito Sanitário. Lançado a cada três meses, o CIADS publica trabalhos escritos em português, inglês ou espanhol, dirigido a professores, pesquisadores e estudantes de Direito, de Ciências da Saúde e de Ciências Sociais; operadores do Direito; profissionais da saúde e gestores de serviços e sistemas de saúde. A publicação está hoje em nove indexadores nacionais e internacionais; adotou o DOI (Digital Object Identifier) e integra o Fórum de Editores Científicos da Fiocruz e o Portal de Periódicos Fiocruz.

Confira abaixo os 10 artigos mais acessados em 2022:

 

1. Vacinação contra a Covid-19: avanços no setor da saúde no Brasil (2022/vol. 11-n.1)

2. Efeitos da judicialização de medicamentos antineoplásicos nos serviços farmacêuticos em oncologia (2022/vol. 11-n.1)

3. Implicações da autonomia na recusa de vacinação contra a Covid-19: reflexões a partir do entendimento do Supremo Tribunal Federal (2022/vol. 11-n.2)

4. Organizações de pacientes e seu papel na implementação de direitos nos cuidados em saúde (2022/vol. 11-n.1)

5. O direito à informação em saúde diante da base de dados do DATASUS: desafios jurídicos e políticos em tempos de Covid-19 (2022/vol. 11-n.1)

6. Efeitos da pandemia da Covid-19 na saúde mental dos universitários: caso de estudantes da Universidade Rovuma, Moçambique (2022/vol. 11-n.2)

7. A técnica da maternidade substitutiva: uma revisão bibliográfica (2022/vol. 11-n.1)

8. Ações judiciais que demandam tecnologias em saúde no Brasil: uma revisão sistemática de métodos mistos (2022/vol. 11-n.1)

9. Perfil de atendimento em Centro de Atenção Psicossocial durante a pandemia da Covid-19: uma análise retrospectiva (2022/vol. 11-n.2)

10. As regulamentações de proteção de dados pessoais no Brasil e em Portugal: o tratamento de dados relativos à saúde no âmbito do Projeto “Sífilis Não” (2022/vol. 11-n.1)

 

As submissões são aceitas durante o ano todo, em fluxo contínuo, e o processo editorial se faz sem ônus para autores ou instituições. Saiba mais em www.cadernos.prodisa.fiocruz.br ou escreva para: cadernos.direitosanitario@fiocruz.br.

 

Saiba mais:

Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário: confira a primeira edição de 2022
Lançada edição do caderno de direito sanitário
Está no ar o novo número da revista CIADS
CIADS: saiu a última edição do ano

LEIA TAMBÉM