Povos tradicionais de matriz africana e segurança alimentar

Nathállia Gameiro 16 de dezembro de 2022


O Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA-Fiocruz Brasília) lançou o Caderno de experiências de pesquisa em saúde e povos tradicionais de matriz africana: para a promoção de soberania e segurança alimentar e nutricional. O produto é fruto do Projeto de Pesquisa “Saúde coletiva e povos tradicionais de matriz africana para a promoção de soberania e segurança alimentar e nutricional (SSAN)”, realizado pela Vice Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz juntamente com o OBHA-Fiocruz Brasília, o Núcleo de Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (NEEPS-ENSP-Fiocruz) e o Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (FONSANPOTMA).


O caderno apresenta uma prévia das publicações dos resultados das pesquisas desenvolvidas. Ao todo, serão quatro cadernos das experiências realizadas apresentando um diagnóstico dos sistemas alimentares; um mapeamento de conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil; e o processo de construção de um vídeo documentário. A vice-diretora da Fiocruz Brasília e coordenadora do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin) da instituição é curadora da pesquisa.

 

Comida, saúde, ancestralidade, soberania e segurança alimentar e nutricional, territórios e sistemas alimentares são temas presentes na publicação e entrelaçam a construção coletiva da saúde e da luta pela dignidade e continuidade da cultura africana no Brasil. 

Os autores destacam que os territórios, corpos, memórias e tradições, vividas através das gerações dentro das culturas de Matriz Africana promovem a saúde dos diversos povos. “As experiências de pesquisas em curso, é pensada de forma a contribuir para que seja possível enfrentar o legado colonial e romper paradigmas impostos aos corpos e coletividades de matriz africana em diáspora no Brasil”, afirmam os organizadores no prefácio da publicação. Leia o caderno 1 na íntegra aqui

 

LEIA TAMBÉM