Curso sobre população em situação de rua: conteúdo disponível

Fiocruz Brasília 17 de outubro de 2022


Assessoria Especial de Imprensa do MPDFT

 

O Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (Ned), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), disponibilizou o material e a íntegra do curso “O fenômeno da situação de rua e suas complexidades”, promovido em parceria com a Fiocruz Brasília.

 

O objetivo das aulas, que ocorreram em 14 e 15 de setembro, foi apresentar políticas públicas e serviços a equipes que atuam com a população em situação de rua, além de explicar conceitos operacionais e fomentar a compreensão da realidade desse público.

 

Marcelo Pedra, psicólogo sanitarista e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foi o responsável por ministrar o curso.

 

Cerca de 90 pessoas assistiram às aulas. Além dos servidores das instituições que promoveram a iniciativa, também participaram do curso servidores do DF da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Secretaria de Segurança Pública, da Defensoria Pública e da Secretaria de Saúde, bem como representantes da sociedade civil que atuam com a população em situação de rua.

 

A Promotora de Justiça Fabiana de Assis Pinheiro Hey afirma que o conteúdo do curso possibilita uma nova perspectiva sobre esse grupo. “Foi fundamental conhecer os dados sobre a população em situação de rua no Brasil e sobre a metodologia para atendimento desta população. A atividade nos convida não só a pensarmos outras formas de trabalhar institucionalmente as questões relacionadas à população em situação de rua, mas também a construirmos nossas próprias metodologias de atuação”, disse.

 

O primeiro dia do curso está disponível neste link e o segundo, nesta página. O MPDFT e a Fiocruz também disponibilizaram a apresentação das aulas e material correlato à temática.

 

LEIA TAMBÉM