Mostra Virtual de Soluções para a Saúde: participe!

Fernanda Marques 13 de junho de 2022


Você tem uma experiência que fortalece a agricultura familiar e a saúde das populações do campo, da floresta e das águas? Pode ser uma solução tecnológica, social ou de serviço: esse trabalho precisa ser (re)conhecido! Apresente seu projeto na 5ª Feira de Soluções para a Saúde, que ocorre de 16 a 19 de junho no Centro de Convenções de Natal (RN). Mas você não precisa estar em Natal para participar: sua experiência pode integrar a I Mostra Virtual de Soluções para a Saúde, que será realizada por meio da plataforma Teams, nos dias 17 e 18 de junho, das 10h às 12h. Para apresentar seu trabalho, faça sua inscrição preenchendo o formulário eletrônico disponível aqui. Só não pode perder tempo, porque as inscrições se encerram nesta terça-feira (14/6)! 

 

As apresentações on-line deverão ter 10 minutos cada uma. Entre os trabalhos já confirmados na I Mostra Virtual, estão um sistema de monitoramento remoto da água potável em cisternas, que auxilia a tomada de decisão na gestão dos recursos hídricos, racionalizando custos e prevenindo escassez hídrica; uma experiência de agricultores familiares que produzem alimentos saudáveis com irrigação por gotejamento diretamente nas raízes das plantas, promovendo a resiliência das famílias em relação às mudanças climáticas; e um projeto de segurança alimentar que consolida e multiplica Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA), especialmente em territórios Quilombolas e da Reforma Agrária. Seu trabalho também pode fazer parte dessa lista. Faça sua inscrição aqui

 

Além das apresentações on-line, os trabalhos inscritos poderão passar a integrar o Banco de Soluções para a Saúde, uma espécie de ‘vitrine’ digital que divulga diferentes iniciativas e ajuda a encontrar parceiros para o desenvolvimento dos projetos.

 

Se você não tem uma experiência para apresentar, mas gostaria de conhecer as soluções que têm sido desenvolvidas na promoção de territórios saudáveis, sustentáveis e solidários, também pode se juntar à I Mostra Virtual. Em breve, divulgaremos o link de acesso à sala virtual na plataforma Teams!

 

Dentro da programação da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), a 5ª edição da Feira de Soluções para a Saúde é realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Além da I Mostra Virtual e da Hackathona do Campo à Cidade, a programação inclui painel e oficinas presenciais. O objetivo de todas as atividades é estimular o diálogo e debater soluções em saúde para a melhoria das condições de vida das populações do campo, da floresta e das águas, a partir da articulação interinstitucional e com os movimentos sociais da agricultura familiar. 

 

LEIA TAMBÉM