Saiu o edital: Transformação Digital

Fernanda Marques 28 de maio de 2022


As tecnologias digitais, cada vez mais, representam oportunidades e também riscos para a saúde. Socializar essas tecnologias para a melhoria dos serviços e a ampliação do acesso à saúde de todos os brasileiros e brasileiras é o objetivo de um novo curso da Escola de Governo Fiocruz – Brasília. Já está disponível o edital da Especialização em Transformação Digital na Saúde, coordenado pelo Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade da Fiocruz Brasília, em parceria com o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) da Fiocruz Bahia. O novo curso se insere no âmbito da Plataforma de Inteligência Cooperativa com a Atenção Primária à Saúde (Picaps), cujo plano de trabalho é articulado em colaboração com a Universidade de Brasília (UnB). 

 

As inscrições estarão abertas de 23 a 26 de junho, às 18h, e deverão ser feitas on-line, com envio digital da documentação. As atividades do curso, previstas para começar em 8 de agosto, também não irão demandar a presença física dos estudantes. Elas serão realizadas por meio de ferramentas da tecnologia da informação e ambientes virtuais de aprendizagem, em momentos síncronos e assíncronos. 

 

De modo a formar agentes para o processo de transformação digital na saúde, o curso irá aprofundar conhecimentos técnico-científicos e estimular habilidades para pesquisa e desenvolvimento de processos, produtos e metodologias, bem como fomentar discussões sobre o tema com especialistas, gestores públicos, profissionais e usuários dos sistemas de saúde. Além da transformação digital na saúde propriamente dita, as disciplinas abordarão fundamentos e referências do SUS; governança e gestão; ética e bioética; controle social; e saúde como um complexo econômico, industrial, político e social. Ao final, os estudantes deverão produzir um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Se você tem interesse em desenvolver projetos que induzam a geração de conhecimentos orientados às políticas públicas e seus impactos para a saúde, não deixe de fazer a sua inscrição.

 

Os candidatos devem ter diploma de graduação, em cursos reconhecidos pelo MEC. A documentação necessária para se inscrever inclui, ainda, formulário eletrônico preenchido, documento de identidade, currículo atualizado, carta de intenção e carta de liberação da chefia imediata (para os candidatos que tiverem vínculo empregatício). Serão oferecidas, ao todo, 60 vagas, sendo 20 para servidores da Secretaria de Saúde Digital do Distrito Federal (SES/DF) e 20 para servidores do Ministério da Saúde. O edital também contempla ações afirmativas, com vagas reservadas a pessoas negras, indígenas e com deficiência.

 

Dentre os egressos desta primeira turma da Especialização em Transformação Digital, até 10 poderão ser selecionados para integrar uma futura turma especial do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo de Fiocruz – Brasília. Estas e outras informações podem ser conferidas no edital, que pode ser acessado na Plataforma SIGALS. É de responsabilidade do candidato acompanhar todas as etapas do processo seletivo, divulgadas nessa Plataforma. 

 

LEIA TAMBÉM