“Cadernos da Reforma” ganha novos formatos e acessibilidade

Fernanda Marques 18 de outubro de 2021


Dando continuidade a suas ações pelo Mês Internacional da Saúde Mental, o Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad) da Fiocruz Brasília apresenta mais novidades que buscam alargar as fronteiras da comunicação pública e da ciência aberta e cidadã, ampliando o acesso ao conjunto documental que a equipe vem construindo desde 2017. Desta vez, o destaque é a publicação “Cadernos da Reforma”, que traz a arqueologia do acervo da pesquisa “Memórias da Saúde Mental: Cultura, Comunicação e Direitos Humanos”, desenvolvida pelo Nusmad em parceria com a TV Pinel. Organizada por Fernanda Maria Duarte Severo, André Vinicius Pires Guerrero e Bárbara Anaissi, a obra gratuita – lançada em junho deste ano como e-book multimídia – está agora disponível em outros três formatos: PDF, on-line e o novo e-book com acessibilidade (narração automática).

 

O projeto interdisciplinar que originou a publicação teve como objetivos o resgate, a guarda e a difusão de histórias de vida da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Reuniu, dessa forma, um conjunto documental heterogêneo composto por formuladores, idealizadores, gestores e trabalhadores da saúde mental contemporânea. Os “Cadernos da Reforma” oferecem a usuários, trabalhadores e todos os envolvidos na luta antimanicomial a documentação original coletada ou produzida ao longo da pesquisa, trazendo reflexões sobre os desafios e as conquistas sociais desse processo. Ao divulgar esses materiais, também disponíveis no Arca Dados, busca-se ainda estimular outros pesquisadores a se debruçarem sobre o tema. 

 

O primeiro volume dos “Cadernos da Reforma” traz os testemunhos de Domingos Sávio e Alfredo Schechtman, atores estratégicos dos primeiros anos da Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, que se dedicaram a estudar o Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares e a comprovar tecnicamente a ineficácia dos hospitais psiquiátricos.

 

Junto com outros produtos multimídia, os novos formatos dos “Cadernos da Reforma” reforçam a proposta multiplaformas do Nusmad, reunindo e conectando materiais de pesquisa atuais e antigos.

 

Escolha o formato e acesse:

PDF: https://doi.org/10.35078/TT37QE 

On-line: https://booknando.com.br/bibi/?book=cadernos_da_reforma

E-book com acessibilidade: https://doi.org/10.35078/NFGGB7

 

Mais informações: moraremliberdade@gmail.com

 

Leia também

Websérie sobre saúde mental chega a novas plataformas

 

LEIA TAMBÉM