Fiocruz Brasília na SNCT 2021

Fernanda Marques 3 de outubro de 2021


De 4 a 8 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Fiocruz vai discutir “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, em uma série de atividades on-line. O objetivo do evento é fortalecer nosso compromisso com a promoção da saúde, preservação do ambiente e defesa da ciência para o desenvolvimento do país. 

 

A SNCT é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), anualmente, desde 2004, no mês de outubro, com participação de diversas instituições públicas e privadas de todo o país. O evento busca mobilizar a população brasileira, em especial os jovens, para iniciativas científico-tecnológicas. A Fiocruz participa desde a primeira edição. “A SNCT existe para isso, para irmos ao encontro da população, para falar de ciência e tecnologia com todos, para todos”, lembra Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz.

 

Em 2020, a SNCT foi marcada pelos desafios da pandemia, com um evento totalmente on-line pela primeira vez. Para 2021, o formato virtual vai ser mantido, levando em consideração o momento atual de enfrentamento da Covid-19. A programação destaca a importância do diálogo amplo e diverso e da transversalidade entre as áreas científicas para a superação da pandemia e de suas consequências.

 

Confira a programação da Fiocruz Brasília na SNCT 2021 na Fiocruz:

 

Desafio Melhor de Três
O desafio consiste em partidas de três jogos diferentes. O primeiro é um quiz com questões sobre vacinas. O segundo é um jogo de adedanha (ou adedonha) com categorias sobre promoção da saúde e ciência. O terceiro, no estilo ‘passa ou repassa’, trabalha com a identificação de fake news. Os pontos são contabilizados e quem acerta mais em menos tempo é o ganhador do Desafio.

Dia 5 de outubro (terça-feira)
Primeira rodada: das 9h às 10h
Segunda rodada: das 14h às 15h

Para participar, clique aqui e entre na sala do Zoom

(Id da Reunião: 823 1167 0569 / Senha: 153081)

 

Imagem & Ação da Agenda 2030
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são apresentados por um artista, por meio de mímicas. Quando um participante acerta qual Objetivo está sendo retratado, um pesquisador convida ao debate sobre o impacto daquele ODS na vida dos territórios.
Dia 6 de outubro, quarta-feira, das 9h às 10h (com participação do mímico Abder Paz e do professor da Fiocruz Brasília Wagner Martins) 

Para participar, clique aqui e entre na sala do Zoom

(Id da Reunião: 845 0119 3628 / Senha: 104921)

Dia 6 de outubro, quarta-feira, das 14h às 15h (com participação do mímico Abder Paz e do professor da Fiocruz Brasília Wagner Martins)

Para participar, clique aqui e entre na sala do Zoom

(Id da Reunião: 854 6605 4134 / Senha: 219452)

 

Show da Chi 

A boneca Chi (interpretada por uma atriz) conversa com uma pesquisadora sobre o coronavírus e a pandemia, tirando as dúvidas do público.

Dia 6 de outubro, quarta-feira, das 10h às 11h (com a participação da atriz Kailani Guimarães e da pesquisadora Noely Moura)

Assista no YouTube da Fiocruz: https://www.youtube.com/fundacaooswaldocruz

 

Um dia, um verso
A partir de uma discussão sobre as consequências da Covid-19 e a importância das diferentes formas de expressão, na saúde e na arte, os participantes são convidados a produzir uma poesia coletiva sobre os temas Solidariedade e Amorosidade.

Dia 4 de outubro, segunda-feira, das 16h30 às 17h30 (com participação do escritor e poeta Paulo Souza e da professora da Fiocruz Brasília Tatiana Novais)
Dia 6 de outubro, quarta-feira, das 16h30 às 17h30 (com participação do escritor e poeta Paulo Souza e da professora da Fiocruz Brasília Nara Vieira)

Para participar, clique aqui e entre na sala do Zoom

(Id da Reunião: 897 6799 5663 / Senha: 453570)

 

Narrativas do comer
Diferentes imagens são apresentadas aos participantes, motivando um debate sobre hábitos alimentares e os fatores que influenciam esses hábitos. Após a atividade, os interessados poderão gravar um pequeno áudio com suas impressões sobre os temas abordados, que irão compor um episódio do podcast Narrativas do comer.
Dia 7 de outubro, quinta-feira, das 9h às 10h (com participação das pesquisadoras Juliana Ubarana e Érica Ell)

Para participar, clique aqui e entre na sala do Zoom

(Id da Reunião: 891 0178 0126 / Senha: 930581)

 

 

Mais informações em snct.fiocruz.br

Marque sua presença no evento do Facebook e fique por dentro de tudo o que acontece!

LEIA TAMBÉM