Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário lança nova edição

Nathállia Gameiro 29 de junho de 2021


A Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Direito Sanitário (Prodisa), lançou a nova edição dos Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS). O periódico conta com novidades: a contribuição internacional de dois editores convidados, os portugueses Maria do Céu Patrão Neves, da Universidade dos Açores, e André Dias Pereira, da Universidade de Coimbra; e artigos inéditos escritos por pesquisadores da Espanha, Estados Unidos, Moçambique, Angola, Brasil e Portugal.

A segunda edição de 2021 do CIADS reúne artigos, resenhas, comunicações breves e comentários à jurisprudência sobre questões éticas e jurídicas da pandemia da Covid-19, abordando a perspectiva atual da crise sanitária, econômica e social e as oportunidades de mudanças.

O periódico inicia com textos dedicados à história de grandes epidemias e às consequências éticas, jurídicas e sociais que o novo coronavírus trouxe a todos os continentes, perpassando questões fundamentais da prestação de cuidados em saúde, decisões éticas, políticas públicas, direitos humanos e a experiência de outros países na preparação, gestão e resposta dada à pandemia.

O editorial lembra que a realidade pandêmica de hoje não é nova: tem fortes semelhanças com vivências e medidas de mitigação em diferentes contextos históricos. “A pandemia é, por definição, global e terá tido o condão de obrigar a todos e a cada um de nós a consciencializar a sua vulnerabilidade e a nossa interdependência, isto é, de conscientizar que também só em conjunto poderemos ultrapassar a pandemia. O problema é global, pelo que a superação terá de ser global também”, destacam os editores Maria do Céu Patrão Neves e André Dias Pereira.

Acesse aqui a edição número 2, volume 10 do periódico

O periódico Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS) é publicado pelo Programa de Direito Sanitário (Prodisa) da Fiocruz Brasília desde 2012. É dirigido a professores, pesquisadores e estudantes de Direito, Ciências da Saúde e Ciências Sociais; operadores do Direito; profissionais de saúde e gestores de serviços e sistemas de saúde. O conselho editorial é composto por pesquisadores de diferentes países: Holanda, Portugal, Espanha, Cuba, Itália, Colômbia e China, além do Brasil.

De acesso livre, a publicação trimestral já abordou diversos temas como vacinação, telemedicina, lei geral de proteção de dados, más condutas no meio acadêmico, como plágio, falsificação de dados e fraudes, judicialização da saúde e muito mais. Confira aqui as edições anteriores.

 

LEIA TAMBÉM