Fiocruz Brasília comemora 46 anos

Nathállia Gameiro 27 de outubro de 2022


A Fundação Oswaldo Cruz celebrou no dia 25 de outubro, 46 anos de existência na capital federal. Durante a comemoração, a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, lembrou da trajetória da instituição, com destaque para o Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde, que no último mês teve aumento da nota de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).“O Mestrado foi impulsionador na instituição. Ele ganhou força nos últimos anos e teve a contribuição de todos os trabalhadores para isso”, afirmou. Fabiana lembrou ainda dos valores da instituição, como a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), o diálogo com a sociedade e a diminuição das iniquidades sociais.

A diretora executiva da Escola de Governo Fiocruz-Brasília (EGF-Brasília), Luciana Sepúlveda, fez o resgate na memória da atuação da unidade em 1976, início das atividades em Brasília, e destacou que o mestrado surgiu como oportunidade de reunir os trabalhadores na construção de um projeto coletivo. “Ao longo desses anos construímos um caminho de muito aprendizado, inclusive na forma de cuidar, gerenciar e acompanhar o crescimento da nossa unidade. São muitos motivos de alegria, que a gente siga nesse caminho”, disse.

Os egressos do Mestrado Virgínia Correa, Susana Rosa e Felipe Medeiros falaram sobre a experiência no curso. “O Mestrado foi um divisor de águas na minha vida”, definiu Susana. Já Virgínia afirmou que não imaginava chegar onde chegou profissionalmente. “A EGF é um espaço para todos.”

O evento também contou com a participação da vice-diretora, Denise Oliveira; do assessor da direção e ex-ministro da Saúde, Agenor Álvares; da coordenadora do Mestrado, Roberta de Freitas e da coordenadora da Secretaria Acadêmica da EGF-Brasília, Helenice Caetano.

Divididos em áreas, os trabalhadores ainda participaram de momento de integração, com um quiz com perguntas sobre o percurso institucional e as áreas de projeto e pesquisa da unidade.

Confira as fotos do evento em comemoração aos 46 anos da Fiocruz Brasília.

 

Leia mais 

História em quadrinhos a serviço da saúde pública

LEIA TAMBÉM