Fiocruz Brasília lamenta a morte de Edmilson Duarte

Fernando Pinto 5 de outubro de 2022


A Fiocruz Brasília lamenta o falecimento de seu ex-diretor Edmilson Francisco dos Reis Duarte. Sanitarista, ele foi o primeiro diretor da unidade da Fiocruz na capital federal, posto que ocupou por duas vezes.

 

Edmilson Duarte exerceu papel central para a criação do escritório da Fiocruz em Brasília, em 1976, a partir de uma intensa articulação com o então vice-presidente da Fiocruz, Vinícius Fonseca. Nesse período, o escritório teve importante atuação de assessoria à Presidência da Fundação e junto aos Ministérios da Saúde e do Planejamento, no sentido de consolidar as unidades regionais como patrimônios da Fiocruz.

 

Em 1986, ele integrou a Comissão Organizadora da 8ª Conferência Nacional de Saúde, que reuniu mais de 4 mil pessoas em defesa da saúde como direito, da reformulação do sistema nacional e do financiamento do setor – marco histórico que originaria nosso Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Edmilson reassumiu o comando da Fiocruz Brasília entre 1992 e 1995, sendo sucedido pela atual assessora da direção, Celina Roitman, que lembra com admiração e carinho do antigo colega: “Sempre muito atencioso e diligente, Edmilson conquistou a simpatia e a amizade de todos os que tiveram a oportunidade de conviver com ele no ambiente de trabalho”, afirma. Celina também destaca o empenho de Edmilson na luta pela efetivação da carreira dos servidores da Fiocruz. Para ela, uma marca da gestão de Edmilson permanece até hoje: “o compromisso de bem servir à Fiocruz, em nome da Presidência”.

 

Outro colega que lembra com respeito de Edmilson é Clodoaldo Rodrigues, do Serviço de Infraestrutura (Sinfra) da Fiocruz Brasília. “Era uma pessoa muito íntegra. Sempre focado na Fiocruz. Foi um chefe maravilhoso, que sabia conduzir todas as situações com muita retidão”, lembra Clodoaldo.

Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima ressaltou o empenho de Duarte para a estruturação e consolidação da Gereb, inicialmente Escritório da Fiocruz em Brasília, e o legado de dedicação que ele deixou, que se tornou um exemplo seguido por todos os dirigentes posteriores. “Duarte foi um pioneiro que abriu caminhos e contribuiu de maneira decisiva para que a Fiocruz Brasília crescesse e se tornasse um polo de inteligência, projetos e ações em saúde pública na capital federal, ampliando a presença nacional de nossa instituição”.

Para a atual diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, é necessário reconhecer as contribuições e valorizar a memória de um colega devotado à construção institucional e à consolidação do SUS. “Edmilson Duarte deixa um importante legado para a história da saúde e da Fiocruz, notadamente em Brasília”, sublinhou.

 

Edmilson Duarte faleceu nesta terça-feira, 4 de outubro, aos 86 anos.

 

Assista aqui a um trecho histórico da atuação do diretor em sua gestão na unidade

 

LEIA TAMBÉM