Fiocruz Brasília, é tempo de planejar!

Fiocruz Brasília 26 de maio de 2022


Teve início na manhã desta quinta-feira (26/5) o Ciclo de Gestão Estratégica e Participativa 2022 da Fiocruz Brasília. O encontro, que reuniu cerca de 70 trabalhadores no jardim do prédio, marcou a retomada do processo de planejamento estratégico da unidade. O grupo que participou da atividade, representando os diferentes setores, áreas de atuação e vínculos da instituição, discutiu a razão de existir da Fiocruz Brasília, o que ela faz e para quem.

 

Os resultados dos debates, conduzidos segundo o método conhecido como Café Mundial, serão consolidados em um relatório. O documento servirá de subsídio para a próxima etapa do Ciclo, uma oficina em que esse mesmo grupo representante da Fiocruz Brasília irá revisar, refletir e definir a missão da unidade.

 

Ao longo da programação do Ciclo 2022, além da oficina sobre missão institucional, o grupo representante participará ainda de outras etapas, como análise de cenário, definição de objetivos, delineamento de ações estratégicas, construção do plano de cinco anos e monitoramento de sua execução. Durante todo o processo, junto com o grupo representante, todos os trabalhadores e trabalhadoras poderão colaborar de variadas formas – estão previstas, inclusive, atividades assíncronas. O objetivo central é conectar o que se planeja com o dia a dia da instituição, guiando e conferindo sentidos para o cotidiano de trabalho.

 

Um pouco de história

Na abertura do Ciclo 2022, a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, lembrou a história do planejamento da unidade, iniciado há dez anos de forma permanente – o primeiro Ciclo foi realizado em 2012, seguido de outros em 2014, 2016 e 2018. Foi quando tiveram início também os Encontros de Trabalhadores, realizados anualmente, exceto em 2020, devido à pandemia. “Ao relembrar esses momentos, percebemos o quanto já trabalhamos para a construção da nossa casa”, disse a diretora. Segundo Fabiana, todo o caminho já trilhado – fruto de um trabalho coletivo – revela a conquista da institucionalidade da Fiocruz Brasília, ao mesmo tempo em que indica maturidade para a consolidação de sua identidade, foco do Ciclo atual.

 

“Este planejamento tem o desafio de ser o mais participativo e inclusivo possível”, sublinhou Fabiana. A construção do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde foi apontada pela diretora como uma das muitas conquistas do processo permanente e coletivo de planejamento da Fiocruz Brasília. “Nosso Mestrado é fruto desse espírito de coletividade. O planejamento nos traz clareza de atividades estratégicas que podemos seguir construindo juntos”, sublinhou. Em 2019, o coletivo da Fiocruz Brasília definiu sua visão e valores – Educação como processo emancipatório; Ciência cidadã; Diversidade e multiculturalismo; Equidade e justiça social; Valorização das pessoas; Colaboração e solidariedade. Já em 2021, os diferentes setores da casa iniciaram sua análise situacional.

 

Café Mundial

A dinâmica, realizada das 9h às 13h, foi composta por três rodadas. Organizados em mesas, os participantes foram convidados a se juntar com colegas com os quais não costumam trabalhar tão diretamente. Ao final de cada rodada, trocavam de mesa,  de modo a conversarem com o maior número possível de colegas a partir de perguntas norteadoras. Para que a Fiocruz Brasília existe? Qual sua razão de ser? O que ela faz? E para quem faz?

 

Após as três rodadas, cada mesa de diálogo sintetizou e esquematizou suas respostas em um flipchart. E três grupos apresentaram brevemente suas conclusões, orientados a agregar contribuições variadas. Fortalecimento das políticas de saúde, formação de trabalhadores para o SUS, novos olhares para a ciência, inovação, integração, atuação com os territórios, populações em situação de vulnerabilidade, diversidade: estas foram algumas das temáticas compartilhadas.

 

Gestão orientada a resultados

Com este planejamento estratégico, a Fiocruz Brasília busca reforçar entregas concretas para a sociedade, potencializando seus usos e os benefícios que trazem. Utiliza-se uma base metodológica que vai desde a lógica macro até o desenho dos projetos e ações, compreendendo contextos, problemas e oportunidades. Fazendo referência ao tema da I Mostra da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, Fabiana encerrou o encontro falando da necessidade de construir inéditos viáveis. “Os desafios são muitos, mas nós também somos muitos e juntos”, disse. “Este planejamento é momento de partilha de histórias e memórias, e desejo de construção de futuro”, finalizou.

 

Clique aqui para ver o álbum de fotos da atividade

 

Saiba mais 

Saiba como foi a 2ª etapa do ciclo de gestão estratégica e participativa

Objetivos estratégicos pautam novo encontro do Ciclo de Planejamento

Diversidade institucional é valorizada pela gestão

 

 

LEIA TAMBÉM