Fiocruz Brasília lamenta a morte de Hugo Rodas

Fiocruz Brasília 14 de abril de 2022


A Fiocruz Brasília lamenta a morte do diretor de teatro Hugo Rodas, aos 82 anos, ocorrida nesta quarta-feira, 13 de abril. Uruguaio radicado no Brasil desde os anos 1970, Hugo Rodas era professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), onde, por mais de duas décadas, dedicou-se à docência, à pesquisa e à criação artística. O professor participou ativamente da preparação das festividades pelos 60 anos da UnB, que se completam no próximo dia 21 de abril.

 

Em 2020, ele trabalhou com a Fiocruz no filme que marcou a celebração dos 10 anos da construção do prédio da instituição em Brasília, além dos 120 anos da Fundação. Dirigido por Hugo Rodas, o audiovisual apresenta cartas escritas no início do século passado pelo sanitarista Oswaldo Cruz à família durante as viagens que fez pelo Brasil e o mundo, em que relatava o trabalho realizado no combate a epidemias e os avanços da vacinação.

 

O filme inclui um ato solidário pelas vítimas da Covid-19, inspirado na performance “Quem partiu é o amor de alguém”, criação de Hugo Rodas com participação de vários representantes da área da cultura no Distrito Federal. Assista aqui ao audiovisual disponível em nosso canal no YouTube.

 

Por ocasião da produção do filme, Rodas planejava, ainda, fazer intervenções artísticas nos ambientes físicos da Fiocruz Brasília. O artista deixa um importante legado marcado pela criatividade, resistência e sensibilidade.

LEIA TAMBÉM