Saúde inicia autoavaliação dos serviços prestados nas Unidades Básicas

Fiocruz Brasília 1 de setembro de 2021


Por Alexandre Penido

 

Além de qualificar o atendimento nas 170 Unidades Básicas de Saúde do DF, a iniciativa promove o entrosamento das equipes de saúde da Atenção Primária

 

Profissionais e gestores de saúde deram início, nesta quarta-feira (1/9), ao processo de autoavaliação dos serviços e atendimentos prestados à população na Atenção Primária à Saúde. Participam da iniciativa 605 equipes de Saúde da Família, 324 equipes de Saúde Bucal e profissionais da gestão. A ação tem como objetivo desenvolver e incorporar novas estratégias que fortaleçam e aprimorem os atendimentos disponíveis no dia a dia para a população do Distrito Federal (DF). A autoavaliação é mais uma estratégia do Programa de Qualificação à Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal (Programa Qualis APS), que busca aprimorar o serviço público de saúde do DF.

 

Os profissionais irão responder a questões relacionadas ao processo de trabalho executado dentro das unidades de saúde. A ideia é atingir um grau de qualidade e excelência pelas UBS. O preenchimento do instrumento de autoavaliação será realizado por meio de uma plataforma online.

 

“A autoavaliação é uma ferramenta importante na compreensão do potencial pessoal e da equipe, corrigindo arestas que por ventura possam aparecer no trabalho. Dessa forma, atingiremos a excelência de nosso atendimento à comunidade, aperfeiçoando as visitas domiciliares e as atividades em grupo”, destaca Luiz Cláudio Pepino Modesto, integrante da Equipe de Saúde Bucal da UBS 1 do Varjão. Cirurgião dentista, Luiz Modesto ressalta ainda que o Qualis APS permitirá a qualificação e o aperfeiçoamento dos trabalhos realizados pelas equipes das UBS junto às comunidades, norteando as atividades da Atenção Primária.

 

Já para o coordenador de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), Fernando Erick Damasceno, a autoavaliação vai fomentar o aparecimento de novas ideias para fortalecer a Atenção Primária à Saúde do DF. “A intenção é trazer ferramentas e processos qualificados para melhorar a eficiência dos serviços e a qualidade das condições de trabalho, e alinhar todo esse processo de avaliação, que é cíclico, duradouro e continuado, junto com os trabalhadores e a população. Além disso, trazer esse alinhamento com os acordos de gestão local, com toda a programação orçamentária e com os planejamentos estratégicos”, ressalta.

 

Autoavaliação

Cada profissional e gestor receberá o link da plataforma onde ele poderá acessar todas as informações relativas ao processo de autoavaliação. O documento deverá ser finalizado e entregue em até 60 dias, no formato online, via plataforma.

 

A estratégia faz parte da construção do Diagnóstico Inicial dos serviços ofertados à população do DF na Atenção Primária. A análise inclui desde a estrutura das UBS, assim como a autoavaliação dos profissionais e gestores que atuam na localidade.

 

Após a autoavaliação, as equipes e a gestão local da Atenção Primária à Saúde do DF receberão apoio institucional para elaborar e implementar um Plano de Ação de Qualidade (PAQ), que vai permitir melhorar de forma contínua a qualidade dos atendimentos.

 

Webinário

Ainda nesta quarta-feira (1/9), às 16h, SES/DF realiza o webinário “Preparatório para a autoavaliação da Atenção Primária à Saúde (APS) do DF”. O evento, aberto aos trabalhadores das equipes de saúde e gestores da APS, será transmitido no canal do Youtube “Qualifica APS”.

 

Para mais informações, acesse as redes sociais do Qualis APS: Instagram, Facebook e Twitter

 

LEIA TAMBÉM