Nethis/Fiocruz elabora proposta de curso EaD

Por: Fiocruz Brasília
05/02/2015

Novo projeto educacional integra cooperação entre Opas e Fiocruz

Os coordenadores de disciplinas e a equipe de educação a distância se reuniram na terça-feira, 3 de fevereiro, para detalhar a nova iniciativa educacional do Nethis/Fiocruz, o curso “Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: Especificidades da Área da Saúde”. A previsão é que esteja disponível para o público no segundo semestre de 2015, com apoio da Escola Fiocruz de Governo.

O curso será de 80 horas, na modalidade de educação a distância, com seguinte temário: Saúde, ambiente e desenvolvimento no contexto das relações internacionais; Cooperação internacional em saúde; Paradoxos da cooperação internacional em saúde; Gestão de políticas e projetos de cooperação internacional em saúde.   Além disso, os participantes desenvolverão exercícios de integração desses conteúdos na elaboração de análises sobre situações concretas de suas experiências profissionais.

O projeto faz parte das atividades do Termo de Cooperação (TC 41) entre a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O TC 41, com final marcado para dezembro de 2015, apoiou diversas iniciativas da Fiocruz nos últimos dez anos, sob coordenação geral do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz).

“É importante ressaltar em que contexto este projeto do EaD está inserido, destacando a importância do TC 41 para o desenvolvimento institucional da cooperação internacional no âmbito da Fiocruz, inclusive a criação do Nethis”, observa o coordenador do Núcleo, José Paranaguá de Santana.