Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde). O curso é oferecido na modalidade EAD, com nove encontros síncronos (presenciais ou virtuais, a depender do contexto epidemiológico) e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem. São ao todo 237 vagas distribuídas entre as 26 instituições que fazem parte da Rede ProfSaúde, entre elas a Fiocruz no Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Distrito Federal. A Fiocruz Brasília dispõe de sete vagas. As inscrições foram prorrogadas até 14 de março de 2022.
Para participar da seleção, é necessário ter diploma de curso superior em Medicina, Enfermagem ou Odontologia, e registro no respectivo Conselho Regional e Federal. Além disso, o candidato deve ser: docente da graduação e/ou residência em Medicina de Família e Comunidade ou residência multiprofissional em Saúde da Família em instituições públicas de ensino superior; preceptor e/ou tutor de residências multiprofissionais e/ou da graduação em uma das três áreas em instituições públicas de ensino superior; ou profissional com atuação na Atenção Básica, nas equipes da Estratégia de Saúde da Família ou na gestão no âmbito do SUS.
O candidato deverá se inscrever apenas para a instituição definida como local de inscrição na unidade federada onde reside ou exerce sua atividade profissional. Para a Fiocruz, deverá preencher o formulário disponível na plataforma SIGA – Stricto Sensu (www.sigass.fiocruz.br) e, no campo “Área de Concentração”, informar qual a unidade da Fundação, seguindo as respectivas orientações para envio da documentação exigida. Há vagas de ações afirmativas.
A seleção dos candidatos será composta por quatro etapas: prova de inglês (eliminatória); análise curricular (eliminatória e classificatória); análise da carta de intenção e da proposta preliminar de trabalho (classificatória); e prova oral (classificatória).
Para informações sobre os documentos obrigatórios, o cronograma e outras, acesse aqui a chamada pública.