Para que os profissionais de saúde atendam integralmente e de forma qualificada, as pessoas que estão infectadas, ao mesmo tempo por tuberculose e HIV, a Universidade Aberta do SUS abre inscrições para o curso Manejo da Coinfecção Tuberculose-HIV.
A formação aborda tanto aspectos etiológicos, ou seja de causas das doenças como também aspectos psicossociais e clínicos da associação entre as doenças, além dos procedimentos operacionais e as rotinas necessárias para a organização dos serviços que atendem as pessoas coinfectadas. A coinfecção é a manifestação das duas doenças ao mesmo tempo, com possibilidade de agravamento do quadro clínico.
O curso é composto por três unidades, que tratam de aspectos de apoio psicossocial, manejo clínico de coinfecção, com foco especial no diagnóstico de tuberculose nas pessoas que tem HIV, e a organização de serviços para atendimento de pessoas coinfectadas por TB-HIV. Além de uma unidade dedicada a casos clínicos interativos que simulam situações reais.
Em modalidade EAD e autoinstrucional, o curso é ofertado pela Secretaria Executiva da UNA-SUS, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS). As inscrições serão abertas a partir de 9 de julho, no site da UNA-SUS, acessível neste link: unasus.gov.br .