Mais de 90% das equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal já completaram a autoavaliação

Fiocruz Brasília 2 de dezembro de 2021


Alexandre Penido

 

Esta etapa pretende nortear as ações prioritárias que precisam ser melhoradas para atingir os padrões de qualidade

 

A autoavaliação da Atenção Primária à Saúde no Distrito Federal (APS/DF) se aproxima da reta final. Até o momento, mais de 552 equipes de Saúde da Família, em conjunto com suas respectivas equipes de Saúde Bucal de referência, já completaram o processo. Isso corresponde a mais de 90% do total de 605 equipes distribuídas nas Regiões de Saúde do DF. Outras 53 equipes estão em ritmo acelerado para iniciar e/ou finalizar esta etapa. Os dados são da plataforma online na qual profissionais e gestores da APS estão preenchendo os instrumentos da autoavaliação.

 

O primeiro balanço identificou ainda que mais de 94% dos gestores das Gerências de Serviços de Atenção Primária à Saúde (GSAP) também já concluíram a autoavaliação. Do total de 101 gerências, 94 já realizaram a atividade.

 

Aqui no DF, equipes de Estratégia Saúde da Família, Saúde Bucal e gestores de saúde foram chamados a realizar a autoavaliação da Atenção Primária. Esses profissionais estão respondendo a questões relacionadas ao processo de trabalho executado dentro das unidades de saúde. A ideia é atingir um grau de qualidade e excelência pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

A ação tem como objetivo desenvolver e incorporar novas estratégias que fortaleçam e aprimorem o cuidado para a população do DF. A autoavaliação é mais uma estratégia do Programa de Qualificação à Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal (Programa Qualis APS), que busca aprimorar o serviço público de saúde do DF.

 

Autoavaliação

A estratégia faz parte da construção do Diagnóstico Inicial dos serviços ofertados à população do DF na Atenção Primária. A análise inclui a estrutura das UBS, assim como a autoavaliação dos profissionais e gestores que atuam na localidade em relação aos seus processos de trabalho. As equipes e a gestão local da APS/DF recebem apoio institucional para realizar a autoavaliação e, na sequência, elaborar e implementar um Plano de Ação de Qualidade (PAQ), que vai permitir melhorar de forma contínua os atendimentos nas 170 UBS do DF.


Para mais informações, acompanhe as mídias sociais do Programa Qualis APS: Facebook, Instagram Twitter.