Livro reúne ideias e reflexões de um grande expoente da saúde coletiva no Brasil

Por: Fernando Pinto
17/06/2021

A criação do SUS e sua concretização; o direito sanitário; as profissões de saúde e a organização do trabalho em saúde; medicamentos e assistência farmacêutica: estes são alguns dos temas destacados no livro Escritos de Saúde Coletiva: coleção de estudos do doutor Luiz Carlos P. Romero”, organizado e lançado pela Fiocruz Brasília.

 

A obra reúne registros de ideias e reflexões sobre temas que foram trabalhados pelo médico sanitarista e pesquisador Luiz Carlos Pelizari Romero, em especial entre 1989 e 2012, quando era consultor legislativo no Senado Federal. À época, uma de suas atribuições era preparar estudos, notas técnicas e pareceres sobre temas de medicina e saúde para subsidiar a atuação dos senadores e das comissões.

 

A coletânea de estudos tem uma dupla natureza: apresentar às novas gerações um pouco da contribuição de um militante da saúde pública ao longo dos muitos caminhos percorridos no processo de criação do Sistema Único de Saúde (SUS); e motivá-las a se engajarem na defesa dessa conquista do povo brasileiro, contribuindo para a consolidação e o aperfeiçoamento do SUS.

 

O livro é uma viagem pelos episódios mais importantes da história do SUS, relatados por alguém que viveu cada movimento e cada decisão. A publicação reúne conteúdos valiosos para todo aquele que deseja conhecer melhor o SUS, por meio de estudos, pareceres e textos livres, escritos em diferentes momentos da vida profissional do autor.  

 

A obra contou com a organização da coordenadora do Programa de Direito Sanitário (Prodisa) da Fiocruz Brasília, Sandra Mara Campos Alves, e do ex-ministro da Saúde e pesquisador da Fiocruz Brasília, José Agenor Alvares da Silva. A obra traz um capítulo especial de abertura, com depoimentos de amigos próximos do autor, que escreveram sobre o tempo de convívio e trabalho com o sanitarista Luiz Carlos P. Romero.  

 

Romero é médico, especialista em saúde pública e em direito sanitário, mestre em saúde coletiva e pesquisador colaborador do Prodisa. Romero foi o primeiro editor científico dos Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário da Fiocruz Brasília. Servidor aposentado do Senado Federal, foi chefe da unidade de treinamento do Programa Nacional do Ministério da Saúde, onde atuou também como assessor de gabinete do ministro da Saúde. Sua atuação profissional se destacou pelo trabalho desenvolvido nas áreas de saúde pública, recursos humanos para a saúde, controle de doenças (tuberculose, infecções hospitalares, tabagismo e HIV/Aids) e direito sanitário. É também autor das obras: “Estudos de Direito Sanitário” (Senado Federal/2011) e “Saúde & Política: a doença como protagonista de história” (Brasília/2019). 

 

Você pode acessar e fazer o download gratuito da obra clicando aqui

 

Leia mais: 

Fiocruz Brasília lança “Escritos de Saúde Coletiva”