IX Ciclo de Debates: Regulação Internacional de Agrotóxicos

Fiocruz Brasília 28 de setembro de 2018


Em meio à polêmica sobre o projeto de Lei 6299/02, conhecido como PL do Veneno, que prevê a possibilidade de agrotóxicos serem liberados pelo Ministério da Agricultura sem as análises conclusivas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o IX Ciclo de Debates discute a Regulação Internacional de Agrotóxicos. Será em 18 de outubro, a partir das 8h30, no auditório interno da Fiocruz Brasília. 


As inscrições, gratuitas, estão disponíveis aqui. Os presentes receberão certificado de participação emitido pela Escola Fiocruz de Governo (EFG/Fiocruz Brasília).  


O conflito entre a saúde frente aos grandes interesses econômicos será um dos pontos abordados pelo professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (ISC/UFMT) Wanderlei Pignati e pela pesquisadora do grupo Desenvolvimento e Evolução de Sistemas Técnicos da Universidade Federal do Paraná (DEST/UFPR) Letícia Rodrigues da Silva. O especialista em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Presidência (Fiocruz) Guilherme Franco Netto coordenará a mesa. Confira a ementa. 


AGENDA – A sessão de 22 de novembro discutirá a “Regulação Internacional do Álcool”. Neste semestre, o Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília) colocou em debate acerca a regulação estatal de produtos associados a disseminação de doenças crônicas não transmissíveis, como o tabaco, alimentos ultraprocessados, agrotóxicos e álcool – objeto de trabalho do Observatório de Regulação Internacional de fatores de risco associados às DCNT. Os vídeos das palestras anteriores estão disponíveis no canal do Nethis no YouTube

Confira a programação de novembro:
22 de novembro, “Regulação Internacional de Álcool”.
Palestrantes: 
João Paulo Lotufo – presidente do grupo de trabalho no Combate ao Uso de Drogas por Crianças e Adolescentes na Sociedade de Pediatria de São Paulo. 
Sérgio Alarcon – coordenador da Saúde Mental do município de Seropédica (RJ).
Coordenador de mesa: 
André Guerrero – coordenador do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras drogas (Fiocruz/Brasília)
Inscreva-se gratuitamente aqui.