A Escola de Governo Fiocruz – Brasília abre inscrições, a partir desta sexta-feira (29/5), para o Curso de Aperfeiçoamento em Inteligência Cooperativa e Territorial no Enfrentamento da Pandemia e suas Consequências. A capacitação, na modalidade semi-presencial – ensino em serviço, tem por objetivo fornecer suporte educacional para as equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde e da Assistência Social para resolução de problemas que surjam durante as atividades, nas unidades de serviços e nos territórios de prática, de enfrentamento da pandemia de covid-19.
O curso, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), por meio da Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde (PICAPS) e Programa de Qualificação a Atenção Primária a Saúde (Qualis APS), terá início na próxima quarta-feira (3/6) e será realizado até 3 de setembro. Entre os requisitos, é necessário pertencer ao quadro de profissionais da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), lotado em serviços assistenciais e/ou de gestão da rede de Atenção Primária à Saúde do DF e pertencente ao quadro de profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes/DF).
O curso propõe a integração da educação permanente com ênfase na articulação entre conhecimento atualizado, domínio de metodologias científica de geração de conhecimento (pesquisa) e aplicação orientada para as atividades de enfrentamento da pandemia de covid-19 nos territórios, com vistas ao monitoramento e sua contenção. A capacitação será desenvolvida em módulos/tópicos temáticos construídos em associação às estratégias de enfrentamento da covid-19 e de suas consequências nos territórios e fará uso intensivo de tecnologias digitais para a interação permanente e atemporal entre discentes e orientadores (monitores) para sanar problemas que surjam durante as atividades nas unidades de saúde, assistência social e nos territórios de prática.
A capacitação será ofertada nas modalidades aperfeiçoamento e curso livre. As inscrições para as duas modalidades devem ser feitas no Curso de Aperfeiçoamento em Inteligência Cooperativa e Territorial no Enfrentamento da Pandemia e suas Consequências no link https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/efg/ead/. Para a certificação em nível de aperfeiçoamento, é necessário cursar 180 horas aula e ter nível superior completo. Caso o estudante ainda não tenha concluído o nível superior, a certificação será na modalidade curso livre.