Inscrições abertas para a 3ª edição do Ciclo Carlos Chagas de Palestras

Fiocruz Brasília 13 de janeiro de 2015


A partir de 15 de janeiro, os interessados já podem submeter inscrições e enviar trabalhos para a terceira edição do Ciclo Carlos Chagas de Palestras (CCCP). O evento será realizado nos dias 9 e 10 de abril, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Av. Brasil 4.365). Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o encontro tem como objetivo discutir e refletir sobre avanços e desafios na busca de solução para os problemas relacionados à doença de Chagas. Esta edição do CCCP é organizada pelas pesquisadoras do IOC Joseli Lannes, chefe do Laboratório de Biologia das Interações, e Constança Britto, chefe do Laboratório Biologia Molecular e Doenças Endêmicas.

Segundo Joseli, o tema desta edição será “106 anos após a descoberta: O tempo não para. Desafios no diagnóstico, terapia e inclusão do portador”. “Com o passar do tempo, o CCCP amadurece e se torna referência dentro da Instituição. Algumas pessoas já me perguntaram quando ele será realizado, para deixarem reservado na agenda. É interessante perceber que o Ciclo está entrando na programação dos eventos institucionais”, declarou a pesquisadora. A programação da atividade está em fase de elaboração. No entanto, Lannes adiantou que a participação de cientistas brasileiros, argentinos e bolivianos está confirmada. Eles ficarão encarregados de contextualizar a situação da doença de Chagas na America Latina para os participantes. “A proposta é de discutir os desafios do controle da doença diante das crises econômicas e ambientais, com uma visão mais integrada. Além disso, esperamos debater sobre o cenário atual e a necessidade de busca de soluções para doenças negligenciadas – dentre elas, a doença de Chagas –, que afligem a população mais vulnerável, os menos informados e afortunados”, comentou.

Para se inscrever, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o email ciclocarloschagas@ioc.fiocruz.br até o dia 26 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e o número de vagas está sujeito à lotação do auditório.

Veja a programação preliminar do ciclo.