Nathállia Gameiro
A Feira de Soluções para Saúde, a Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios e o Congresso das Prefeituras do Ceará tiveram início nesta quarta-feira, 16 de outubro, em Fortaleza (CE). Os eventos, promovidos pela Fiocruz, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará, reúnem gestores, estudantes, pesquisadores, empreendedores, professores e empresas com palestras, oficinas e maratonas.
Durante a abertura, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, ressaltou que a instituição tem o olhar nacional, regional e municipal e realiza um trabalho de longa data, com grandes desafios nas áreas de saúde, ciência, tecnologia e educação. Ela lembrou a história da ciência e da divulgação científica e a importância para a sociedade. Afirmou ainda que a instituição busca refortalecer as linhas de pesquisa do Ceará e fortalecer a atenção básica, bioeconomia e novas tecnologias para o controle dos vetores.
“A Fiocruz tem orgulho em somar à Feira de Conhecimento. Sem ciência e sem as tecnologias feitas nas universidades e instituições, é impossível pensar em um país soberano e com justiça social, por isso a Fiocruz está aqui e prosseguiremos nessa questão. O evento responde muito bem a pergunta ‘Para que ciência?’”, destacou. Os diretores das unidades regionais da Fiocruz e o ex-presidente da Fiocruz Paulo Gadelha marcaram presença na Feira.
Para a vice-governadora do Estado, Izolda Cela, um dos pilares para o alcance da sociedade que todos desejam, com mais igualdade e equidade, desenvolvimento da educação, ciência e arte e com valores, é a ciência.
O presidente da Aprece, Nilson Diniz, afirmou que o evento apresenta temas que fortalecem a atenção primária e que podem ser colocados na pauta municipalista.
A parceria com os municípios foi um dos destaques da fala do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda, que lembrou que todas as pesquisas e produtos tecnológicos se dão para atender às necessidades dos municípios, o que ela ressalta como importante para colocar a ciência e tecnologia em função dos municípios.
“A Fiocruz está instalada no Ceará para trabalhar pela população do estado e do nordeste. O Ceará necessita da ciência e nós fazemos nos nossos laboratórios de universidades e instituições. Por isso temos um grande investimento em pesquisa. O evento gera impacto e atrai grandes empresas. O investimento em ciência vale a pena. No Ceará tem ciência, tecnologia e inovação sim”, vibrou.
A abertura da Feira contou também a apresentação da orquestra sinfônica da Universidade Federal de Sobral, com homenagem ao Centenário do Eclipse, com a música “O Sumiço do Sol”. A programação é gratuita e reúne atividades sobre inovação, vacinas, uso da água, inclusão social, sustentabilidade ambiental, entre vários outros temas, apresentados em diversos formatos, que serão abordados até sábado, 19 de outubro.
Confira as fotos do primeiro dia
Confira as fotos do segundo dia
Confira as fotos do terceiro dia
Confira as fotos do último dia
Confira a cobertura completa:
Vacinação em jogo durante a Feira de Soluções para a Saúde
Fiocruz participa da abertura do Congresso dos Municípios do Ceará
Fake news em saúde é debate na Feira de Soluções para a Saúde
Fiocruz pauta discussão sobre o desenvolvimento sustentável
Fiocruz apresenta ações no semiárido
Fiocruz apresenta seminário Vacinas, fatos, impactos, mitos e boatos
Protótipo de jogo sobre ação das vacinas vence Game Jam