I Conferência Livre em Saúde e Vigilância para as Populações do Campo, da Floresta e das Águas

Fiocruz Brasília 5 de outubro de 2017


A Fiocruz Brasília vai sediar nos dias 09 e 10 de outubro a I Conferência Livre em Saúde e Vigilância para as Populações do Campo, da Floresta e das Águas. Organizada por movimentos sociais, a programação da conferência vai debater os desafios da construção da vigilância em saúde e os modelos de atenção à saúde. 


A atividade  conta com mesas de debate e grupos de trabalho para construção de propostas para a 2a Conferência Nacional de Vigilância em saúde. Na segunda-feira, 09/10, às 17h,  haverá o lançamento do livro “Campo, Floresta e Águas – práticas e saberes em saúde”.
A publicação é uma iniciativa da Fiocruz Ceará e do Observatório de Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas – Obteia – Teia de Saberes e Práticas, vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB).


A publicação envolveu um esforço coletivo de quase três anos de pesquisas e sistematizações com 69 autores de todas as regiões do Brasil.  Um dos capítulos do livro apresenta especificamente ações da Fiocruz Brasília, por meio do Programa Saúde, Ambiente e Trabalho. 

O livro é também um exemplo da dedicação de movimentos populares, pesquisadores e profissionais do SUS no fortalecimento de uma política de saúde para as populações do campo, da floresta e das águas.A publicação oferece um panorama nacional da situação de saúde das populações do campo, da floresta e das águas, e com isso proporcionam aos profissionais de saúde, acadêmicos e movimentos sociais uma melhor análise dos desafios e possibilidades para a implementação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas – PNSIPCFA. 

 A programação completa da I Conferência Livre em Saúde e Vigilância para as Populações do Campo, Floresta e Águas está disponível neste link.