Fiocruz realiza o Seminário Cairo +25: Desafios da Agenda de População e Desenvolvimento no Brasil

Por: Fiocruz Brasília
05/11/2019

Por Simone Kabarite Costa (Fiocruz)

 

A Fiocruz promove, em parceria com a Rede Brasileira de População e Desenvolvimento(Rebrapd)  e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Seminário Cairo +25: Desafios da agenda de População e Desenvolvimento no Brasil, no Auditório do Museu da Vida, Fiocruz (RJ). O evento, realizado nesta terça e quarta-feira, 5 e 6 de novembro, integra as comemorações dos 120 anos da Fiocruz e tem como objetivo produzir um balanço e proposições no marco da agenda de população e desenvolvimento no Brasil.

 

Ao todo, 15 eventos que cobriram todas as regiões do Brasil foram realizados entre maio e outubro de 2019, com o objetivo central de refletir criticamente o estágio atual de implementação do Programa de Ação da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (CIPD), após 25 anos de sua realização.

 

No marco da Plataforma Cairo + 25 Brasil, além de comemorar os 25 anos da mudança de paradigma no campo das políticas de população advinda com a CIPD/1994, os eventos visavam ampliar a participação da sociedade civil e da comunidade científica, com especial atenção para pesquisadores e pesquisadoras do campo da saúde coletiva, relações internacionais e demografia. A pauta geral destes encontros é, contribuir com o levantamento analítico sobre os desafios, avanços e lacunas dos 25 anos da CIPD no Brasil e apoiar a gestão pública nos subsídios necessários para a implementação das diretrizes presentes na CIPD.

 

Seminário Cairo +25: Desafios da agenda de População e Desenvolvimento no Brasil

O Seminário insere-se no contexto das celebrações globais que culminarão na ‘Cúpula de Nairóbi CIPD+25: Acelerando a Promessa’, entre 12 e 14 de novembro. A Cúpula tem realização conjunta do governo do Quênia, da Dinamarca e do UNFPA para celebrar os 25 anos da realização da CIPD, que reconhece e amplia o acesso aos direitos reprodutivos, bem como ações no campo da saúde sexual, modificando em âmbito global o tratamento dos temas de população.

 

Confira a programação completa

Acesse os vídeos da transmissão do Seminário

 

* Com edição da Ascom/Fiocruz Brasília