O estande recebeu a visita de escolas do Distrito Federal que puderam aprender mais sobre o corpo humano de forma lúdica
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia teve início na manhã de ontem, 13 de outubro, no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade, em Brasília. A 11ª edição do evento tem como tema a Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social. A Fiocruz marca presença nesta edição, mostrando a sua importância para a sociedade brasileira. Entre as atividades estão a exposição Aventura pelo corpo humano, uma peça teatral e uma série de cinco vídeos intitulada Profissão Cientista.
O estande em formato do Castelo Mourisco, que abriga a presidência da instituição, no Rio de Janeiro, se destaca e desperta a curiosidade do público que passa pelo evento. Crianças e adolescentes de escolas de diferentes localidades do Distrito Federal estiveram presentes para conferir a exposição repleta de atividades lúdicas e interativas.
Por todos os lados do estande, as atividades chamam atenção e uma que desperta bastante curiosidade é um nariz gigante, onde as crianças passam por dentro de uma das narinas e aprendem as funcionalidades do órgão. A estudante Lorena Ferreira de Souza, da Escola Classe 46 de Taguatinga, sai do nariz exclamando “Eca!!! Meleca!!!” Depois, aconselha o seu colega Igor Moreira, que pode entrar pois é só um gel que sai rapidinho.
A estudante Sarah, da Escola Classe 511 de Samambaia também aprendeu e se divertiu no nariz gigante. “O nariz é cheio de meleca e pelinhos que são bons porque quando o ar entra sujo eles limpam tudo antes de ir para o pulmão, é bastante legal!”, afirmou.
Além das crianças, os professores também estão interagindo com as atividades e aprovando a forma como está sendo abordado o tema e como está sendo importantes para o aprendizado das crianças.
A professora Gracinda Carvalho Tostes, que acompanhava alunos do 1º e 3º ano do ensino fundamental da Escola Classe 511 de Samambaia, disse ser o estudo do corpo humano a próxima matéria dos seus alunos do terceiro ano. “As atividades práticas são muito mais aproveitadas pelos alunos que aprendem mais com o concreto. Muito importante e interessante que eles vejam a disposição dos órgãos no corpo e possam compará-los com outras espécies”, afirma.
A aluna Maria Clara, aproxima-se da professora Gracinda durante a entrevista e manifesta seu espanto: “Nossa, o coração da vaca é gigante, o da galinha muito pequeno e o nosso mais ou menos”.
Semana de Ciência e Tecnologia
A 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), além de popularizar a ciência e mostrar sua importância no desenvolvimento do país, e de incentivar a atitude científica e a inovação, traz como proposta estimular as instituições a abordarem a ciência e a tecnologia numa dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento humano.
A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis). As ações incluem palestras, debates, simpósios, seminários, exposições, feiras e mostras científicas, sessões de planetário, caravanas itinerantes, visitas orientadas a laboratórios, museus e instituições de pesquisa, apresentação de vídeos, atividades acadêmicas, interativas e voltadas ao público escolar, além de eventos culturais, esportivos e de utilidade pública.