Em Brasília, aniversário da instituição será comemorado com roda de conversa, ciclo de debates, balanço do primeiro ano do Programa de Sustentabilidade e muita música
No dia 25 de maio, a Fiocruz completa mais um ano de existência. Os 115 anos consolidam a atuação como instituição de referência nacional e internacional em saúde, ciência e tecnologia, ensino e inovação, e reforça a missão institucional de promover conhecimento científico para a sociedade. Para marcar a data, está previsto um conjunto de atividades para os funcionários da Fiocruz Brasília.
A programação começou na última segunda-feira (18) com a exposição Photo-Síntese, que reúne as fotos das árvores que circundam a Fiocruz, tiradas pelos colaboradores. Essa semana, a homenagem segue até sexta-feira (29).
Ciclo de Debates
No dia 28 de maio, às 8h30, no auditório interno, será realizada a 6ª edição do Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública. O debate, de iniciativa do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz), traz o tema “O Protagonismo das Instituições de Pesquisa na Formulação de Políticas Públicas”. Como palestrantes participam o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lemos, e o coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro da Universidade de Brasília (n-Futuros/UnB), Isaac Roitman. A coordenação da mesa ficará com o coordenador da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde (Opas/OMS Brasil), Felix Rigoli. As inscrições podem ser feitas aqui
Ainda no dia 28, a partir das 14h, no jardim da instituição, será realizada uma a roda de conversa que abordará o tema “Trabalhando Diferenças”, que discutirá diferenças e desigualdades existentes no mundo do trabalho contemporâneo. O objetivo é, por meio de vídeos, charges e outras produções artísticas, promover a reflexão acerca da situação de trabalho de homens e mulheres, brancos e negros, trabalhadores com diferentes tipos de contratação e proteção social, entre outros temas abordados pelos participantes. O debate é promovido pela Comissão de Pró-Equidade da Fiocruz Brasília.
No dia seguinte (29) as atividades comemorativas começam às 8h, com a 5ª edição da Reunião Anual de Iniciação Científica (V RAIC). A RAIC é um evento anual, que tem como objetivo proporcionar uma oportunidade para exposição e discussão dos trabalhos de bolsistas de iniciação científica (IC) e Iniciação Tecnológica (IT), em sessões de comunicação oral, com vistas à avaliação do desenvolvimento dos projetos e ao intercâmbio de experiências entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais da Fiocruz.
A festa continua à tarde, a partir das 14h, no auditório externo da Fiocruz Brasília e termina no jardim. Haverá a abertura da cápsula do tempo, plantada em maio de 2014, durante a comemoração aos 114 anos da Fiocruz em Brasília. A cápsula revelará as mensagens dos funcionários da instituição sobre como eles esperam encontrar a Fiocruz em 2015. Em seguida, será feito o lançamento do Publicar Saúde, informativo mensal sobre publicações na saúde, que pretende fomentar a aproximação entre os docentes, discentes e pesquisadores da Fiocruz Brasília com o cenário da divulgação científica em saúde nas esferas nacional e internacional. O vencedor do Concurso Cultural de Fotografia também será anunciado.
Programa de Sustentabilidade
Lançado em maio de 2014, na semana de comemorações pelo aniversário de 114 anos da Fiocruz, o Programa de Sustentabilidade finaliza a primeira fase. Em meio ao crescimento da instituição em Brasília, a preocupação com o meio ambiente motivou a elaboração da campanha, que teve 12 meses de duração.
A iniciativa visa reforçar a atuação da Fiocruz em ações de responsabilidade socioambiental e contribuir para a integração de todas as áreas e setores da instituição. Na próxima sexta-feira (29), o programa apresentará o balanço do primeiro ano de atividades.
O principal objetivo do Programa é conscientizar os funcionários da Fiocruz Brasília a adotarem hábitos sustentáveis na utilização dos recursos da instituição, como por exemplo, água, luz, energia elétrica, ar condicionado, telefone, papel e copos plásticos, a fim de evitar o desperdício e consumo de forma irresponsável. Para isso, utilizou estratégias para garantir a mobilização e o engajamento dos trabalhadores ao longo de toda a ação. Entre elas, está a criação da Liga da Sustentabilidade, um grupo formado por quatro trabalhadores de diferentes áreas, que periodicamente percorreram todas as áreas para orientar e estimular as pessoas a adotarem posturas e práticas sustentáveis. A cada três meses, um tema específico foi abordado– água, papel e copos plásticos, telefone e energia elétrica.
A programação dos 115 anos da Fiocruz termina com a banda de samba Cante com a gente, que se apresenta no jardim da Fiocruz Brasília. O evento também integra as comemorações do dia do trabalhador.
Programação:
18/05
Exposição Photo-Síntese, com fotos capturadas pelos colaboradores da Fiocruz Brasília
28/05
Ciclo de debates do Nethis
Tema: O Protagonismo das Instituições de Pesquisa na Formulação de Políticas Públicas
Horário e local: 8h30 no auditório interno da Fiocruz Brasília
Roda de conversa promovida pelo Pequi
Tema: Trabalhando Diferenças
Horário e local: 14h no jardim da instituição
29/05
Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz Brasília – RAIC
Horário e local: 8h no auditório interno da Fiocruz Brasília
Evento comemorativo com atividades diversas
Horário e local: 14h no auditório externo