Fiocruz Brasília vai transmitir debate internacional sobre o futuro dos sistemas universais de saúde

Fiocruz Brasília 20 de abril de 2018


As transformações sociais, políticas e econômicas têm gerado constantes mudanças no perfil demográfico e epidemiológico das populações em todo o mundo. Esse fenômeno tem impactado fortemente os sistemas de saúde universais.Esse fenômeno tem impactado fortemente os sistemas de saúde, principalmente aqueles que têm a universalidade como princípio, tornando a sustentabilidade desses sistemas um desafio a ser enfrentado.

Diante deste cenário, o CONASS, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, vai reunir nos dias 24 e 25 de abril, especialistas do Brasil, Reino Unido, Canadá, Costa Rica e Portugal para um debate sobre o futuro dos sistemas universais de saúde, e em especial do Sistema Único de Saúde (SUS). O debate é restrito a convidados e  será transmitido ao vivo no auditório externo da Fiocruz Brasília, a partir de iniciativa da Escola Fiocruz de Governo e da Escola Superior de Ciências da Saúde. No dia 24, a partir das 14 h e no dia 25, às 9h. 

O debate propõe, no ano em que o sistema de saúde brasileiro completa 30 anos, buscar soluções em um cenário de grave crise econômica que ameaça não apenas o sistema, idealizado e construído para atender a todos de maneira igualitária e equânime, mas o direito à saúde conquistado e estabelecido da Constituição Federal de 1988.                            

Outras informações estão disponíveis aqui.