Fiocruz Brasília sediará 3º Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

Fiocruz Brasília 4 de junho de 2018


A Fiocruz Brasília sediará o 3º Encontro Nacional da Rede ODS Brasil nos dias 5 e 6 de junho. Criado em 2015, a Rede ODS Brasil é um coletivo que tem como diretrizes defender, democratizar e localizar a Agenda 2030. Seu principal papel é articular diversos atores sociais – nacionais e internacionais – visando o desenvolvimento de ações colaborativas que contribuam com a implementação da Agenda 2030 no país.

O encontro reunirá representantes da sociedade civil, de governos e parlamentares e de instituições de ensino e pesquisa. De acordo com Patrícia Menezes, integrante do coletivo, a participação será restrita para as instituições consideradas estratégicas para a implementação da Agenda 2030 no país.

O coordenador de Integração Estratégica da Fiocruz Brasília, Wagner Martins, ressalta que a Fiocruz está envolvida na implementação da Agenda 2030 e que o encontro é um espaço importante para promover a integração com novos parceiros que possibilitem inserção mais concreta no território.  

Durante todo o dia 5 e manhã do dia 6 de junho, três Grupos de Trabalho – Organizações da Sociedade Civil; Governos e Casas Legislativas; Instituições de Ensino e Institutos de Pesquisa – irão debater sobre quais as perspectivas e desafios para a implementação da Agenda 2030 no Brasil, além de elaborar uma agenda de convergência entre diversos atores sociais que contribua com a democratização e a localização da Agenda 2030 no país.

Encerrados os trabalhos na Fiocruz Brasília, os três grupos apresentarão seus resultados e encaminhamentos na Mesa de Debates: Perspectivas e desafios para a implementação da Agenda 2030 no Brasil, que será realizada na tarde do dia 6, na Câmara dos Deputados.

Agenda 2030
A Agenda 2030 corresponde a um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países membros rumo ao desenvolvimento sustentável. São propostos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas correspondentes, fruto do consenso obtido pelos delegados dos Estados-membros da ONU. Os ODS são o cerne da Agenda 2030 e sua implementação ocorrerá no período 2016-2030.

Entre os objetivos estão: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles; proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade e outros.