Fiocruz Brasília realiza Encontro dos trabalhadores e trabalhadoras

Nathállia Gameiro 12 de dezembro de 2019


Nathállia Gameiro

Durante o evento, foi realizado balanço das atividades do ano e da atuação no território, bem como teve início o  planejamento estratégico para os próximos 10 anos

Final de ano é época de retrospectivas, de avaliar as conquistas e desafios e pensar no que se quer para o futuro. E na Fiocruz Brasília não é diferente. Durante esta semana, estudantes e colaboradores da casa e de instituições parceiras estiveram reunidos para o 2º Encontro dos trabalhadores e trabalhadoras, que teve como objetivo integrar os setores da unidade, partilhar experiências e revisar os planos futuros.

O encontro integra as comemorações dos 120 anos da Fiocruz e contou com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, que destacou a atuação da unidade de Brasília em todos os níveis de governo, nos territórios e a atuação na área da educação. “A Fundação é uma grande escola de formação para o SUS, cidadania e uma gestão comprometida com seus valores”, afirmou.

O balanço das ações deste ano foi feito pela diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, que ressaltou que “a realização de todas as atividades desenvolvidas na pesquisa, educação e gestão, em consonância com o que tem sido proposto na agenda da Presidência, em âmbito local, nacional e internacional, só foram possíveis graças aos trabalhadores da casa”.

Em 2019, foram realizados eventos em alusão ao Dia da Consciência Negra, acessibilidade e inclusão social, atividades sobre saúde da mulher e do homem, comemoração do dia das crianças, inauguração da sala de amamentação da unidade, Feiras de Soluções para a Saúde com apresentação de projetos inovadoras para a solução de problemas e demandas, participação na 16ª Conferência Nacional de Saúde e atuação nos territórios do Distrito Federal e de outras cidades.

Fabiana destacou o papel dos pesquisadores para o avanço na construção do conhecimento, e sustentabilidade e viabilização das ações que fortalecem as políticas públicas. “O nosso corpo docente, com seus perfis que transitam entre a ação técnica, a gestão pública e a academia, recebem os nossos estudantes trabalhadores na nossa Escola [Fiocruz de Governo] com a esperança de manter acesa a chama da transformação pelo aprendizado afetuoso e comprometido. São as pessoas que se beneficiam de cada medicamento, vacina, e avanço aqui realizado. O nosso maior patrimônio são as pessoas”, afirmou.

A Fiocruz Brasília formou, em 2019,  4 mil estudantes nos cursos a distância, mestrado, especialização e cursos livres. Além disso, mais de 80 mil pessoas acessaram os cursos oferecidos pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). 

A formulação de políticas públicas e mudança das realidades locais foi possível também pela colaboração das instituições parceiras. A diretora lembrou da formação desenvolvida para escolas e a Faculdade de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, o projeto Qualis APS, a formação da rede colaborativa em saúde digital e ações de vigilância em saúde com a Secretaria de Saúde do DF e a construção do curso de Especialização em Gestão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável com o Instituto Federal de Brasília.

“Buscamos estreitar laços para construir caminhos com olhar diferenciado para as demandas que emergem no Distrito Federal, para a promoção de um ambiente mais justo, saudável e sustentável. Seguiremos juntos fazendo história”, finalizou Damásio.

A mesa de abertura contou com a presença da representante dos estudantes da Escola Fiocruz de Governo, Isabella Brito, a decana de extensão da UnB, Olgamir Amancia, o subsecretário de Saúde, Carlos Spezia e a Administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro.

A história da Fiocruz Brasília também foi lembrada pelos trabalhadores, que apresentaram as atividades desenvolvidas pelas suas áreas em diferentes formatos, como vídeos e teatro. O encontro também foi marcado pela revisão do planejamento estratégico para os próximos 10 anos. O vídeo do encontro estará disponível em breve no Youtube da Fiocruz Brasília

Confira as fotos do primeiro dia
Confira as fotos do segundo dia