Fiocruz Brasília publica edital referente ao seu primeiro Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde

Fiocruz Brasília 9 de março de 2015


Com 20 vagas disponíveis, o curso é gratuito e abrange duas linhas de pesquisas: Saúde e Justiça Social e Vigilância e Gestão em Saúde

A Escola Fiocruz de Governo da Fiocruz Brasília lançou hoje (9/3) edital referente ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde, que tem como tema central “Integração das Politicas Públicas em Saúde”. Aberto a qualquer profissional de nível superior com interesse no tema, o curso é gratuito e possui duas linhas de pesquisas: Saúde e Justiça Social e Vigilância e Gestão em Saúde. Serão ofertadas 20 vagas e as inscrições acontecem no período de 19 de março a 15 de abril.

O Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde tem como objetivo formar profissionais de saúde e de campos afins, capazes de responder às necessidades da produção de conhecimento, da gestão e da atenção no campo da saúde coletiva, em consonância com as diretrizes do SUS. O curso pretende, ainda, tornar esses profissionais capazes de promover a necessária articulação entre a produção e a aplicação do conhecimento na área da saúde, além de buscar interlocução intersetorial para a solução de problemas no sistema de saúde.  

Todas as informações referentes às inscrições poderão ser obtidas no site do Mestrado (http://ppgpps.fiocruz.br ), bem como na Plataforma SIGA (www.sigass.fiocruz.br), onde está disponível o Edital do Curso. Os candidatos interessados no curso deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível na Plataforma, o qual posteriormente deverá ser impresso, assinado e encaminhado, via Correios (somente via SEDEX) ou pessoalmente, entregue em envelope lacrado na Secretaria do Mestrado da Escola Fiocruz de Governo, localizada no campus da UnB. No formulário de inscrição, o candidato deverá realizar a escolha de sua linha de pesquisa, dentre as duas disponíveis.

O processo seletivo é composto por três etapas. Na primeira (eliminatória), o candidato fará uma prova, que será constituída de conteúdos específicos relacionados ao programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde. A segunda etapa (classificatória) consistirá em uma entrevista, ocasião em que o candidato apresentará sua carta de intenções, oralmente, e responderá perguntas sobre o seu currículo. Na terceira etapa (classificatória), o candidato fará uma prova de inglês. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 29 de junho e a matrícula será realizada de 1º a 10 de julho. As aulas do curso terão início em 3 de agosto.