Fiocruz Brasília promove 9ª Reunião Anual de Iniciação Científica

Mariella de Oliveira-Costa 7 de junho de 2019


Mariella de Oliveira-Costa

 

No dia 5 de junho, quatro universitários apresentaram os estudos científicos desenvolvidas desde o ano passado sob a supervisão de pesquisadores da Fiocruz Brasília, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Este programa, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fornece ao longo de 12 meses uma bolsa no valor de 400 reais, para estimular estudantes do ensino superior no desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação aplicadas às necessidades da área de saúde da população brasileira.

 

A pesquisadora do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Tainá Raiol, orientou a pesquisa do estudante de biotecnologia da Universidade de Brasília, Pedro Leonardo Carvalho de Lima. Ao longo do ano, ele utilizou técnicas de genômica e transcrição comparativa das espécies relacionadas à leishmaniose no Brasil.

 

O Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura, coordenado pela vice-diretora da Fiocruz Brasília, Denise de Oliveira e Silva, abrigou a estudante de nutrição do Centro Universitário de Brasília, Larissa Alves de Abreu, na pesquisa sobre as biografias alimentares sobre as mulheres de baixa renda no país.

 

Outras duas jovens passaram o período de iniciação científica no Programa de Evidências em Políticas e Tecnologias em Saúde (PEPTS).   A estudante de medicina do Centro Universitário de Brasília, Heloisa Lima Heller, orientada pela pesquisadora Flávia Tavares Elias, apresentou a síntese de evidências para melhorar a qualidade da atenção à saúde das crianças portadoras de transtornos de neurodesenvolvimento; enquanto que, sob a orientação da pesquisadora Erica Tatiane da Silva, a estudante de saúde coletiva da Universidade de Brasília, Laila Emanuely dos Santos Oliveira, analisou as implicações clínicas e econômicas associadas ao uso do remédio Oseltaminir para tratamento de influenza no Brasil.

 

A palestra da 9ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) da Fiocruz Brasília, foi planejada pela pesquisadora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Patrícia Dias de Brito, que falou da importância da divulgação científica e o uso de linguagens alternativas à escrita, como a utilização de figuras, gráficos, infográficos para diminuir a distância entre o cientista e a sociedade. Patricia problematizou também a “zumbificação da informação”, manifestada na informação em excesso, sobrecarga cognitiva, propagada mecânica e comportamento automático de replicação de mensagens, sem reflexão sobre a veracidade.  

 

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, ressaltou que a RAIC representa o esforço de agregar à pesquisa e à educação em nível de pós-graduação que existem na unidade,  a tarefa de formação de novos pesquisadores desde a graduação, com troca de experiências e engajamento entre diferentes projetos. Concorda com ela a diretora da Escola Fiocruz de Governo, Luciana Sepúlveda, que lembrou a importância do olhar científico para esses alunos de graduação, que poderão ser futuros pesquisadores, a partir deste primeiro contato com a iniciação científica.

 

Já a coordenadora de Programas e Projetos, Daniella Pereira, apresentou a RAIC como espaço de compartilhamento do conhecimento e avaliação, para além de a apresentação ser uma possibilidade de ensaio dos estudantes para a apresentação de seus trabalhos de conclusão de curso. “A proposta deste momento de apresentação é verificar o desempenho do bolsista, incentivando a prosseguir na caminhada acadêmica”, disse.

 

A banca avaliadora dos trabalhos foi composta pelo pesquisador da Universidade de Brasília, Henry Maia Peixoto, e outros dois trabalhadores da Fiocruz Brasília: do Programa Saúde, Ambiente e Trabalho, Rafael de Souza Petersen e da Assessoria de Comunicação, Mariella de Oliveira-Costa.

 

Para o Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica de 2019, a Fiocruz Brasília submeteu seis projetos novos e três pedidos de renovação das bolsistas que se apresentaram no dia 5. O estudante Pedro Leonardo terá previsão de formatura ainda este ano, e portanto, não pode realizar a renovação. O resultado do edital será divulgado no fim de julho.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos da 9a Reunião Anual de Iniciação Científica.