Fiocruz Brasilia participa do Setembro Amarelo: alerta para prevenção do suicídio

Fiocruz Brasília 13 de setembro de 2016


A Fiocruz Brasília aderiu ao Setembro Amarelo. Desde o dia 10, Dia Mundial para Prevenção do Suicídio, sua sede localizada no Campus da UnB está iluminada com esta cor. A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu a data como marco para uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil,  outros edifícios  da Fiocruz como o castelo de Manguinhos também participam da campanha, uma ação conjunta com o Centro de Valorização da Vida ( CVV). O objetivo da campanha é colocar na mesa o debate de um assunto ainda hoje considerado tabu para os brasileiros: o suicídio.

Dados da OMS apontam que, por ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida em todo mundo. A Índia lidera o número de óbitos, com 258 mil suicídios por ano. O Brasil ocupa o oitavo colocado no ranking da OMS, com 31.507 casos de suicídio registrados entre 2012 a 2014. Os principais métodos utilizados são o envenenamento, o enforcamento e o uso de armas de fogo, gerando uma morte a cada 40 segundos.

 A baixa renda, a falta de política de prevenção, o não controle de armas de fogo são alguns indicadores que fazem com que 75% dos casos sejam em países em que a renda de maior parte da população é considerada baixa ou média. No ranking mundial, a Índia lidera com 258 mil óbitos por ano, seguida da China (120,7 mil), EUA (43 mil) e Rússia (31 mil).  Estima-se que, para cada suicídio efetivado, entre 40 e 60 tentativas ocorrem em todo o mundo.

No decorrer de todo o mês de setembro, a Agência Fiocruz de Notícias veiculará matérias especiais sobre o tema, que poderão ser acessadas no endereço https://agencia.fiocruz.br/suicidio