Nathállia Gameiro
A Fiocruz Brasília esteve presente no Festival de Tecnologia, Inovação e Ciência (Festic), realizado no dia 28 de agosto na Escola Parque Anísio Teixeira, em Ceilândia (DF). O Festic reúne alunos e toda a comunidade escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal para expor e divulgar a produção científica, tecnológica e cultural desenvolvida nas escolas. O Festival é promovido pela Secretaria de Estado de Educação do DF e as etapas regionais são realizadas nas Regiões Administrativas do Distrito Federal, onde são selecionados trabalhos para a etapa distrital, que já tem data marcada para novembro.
Os estudantes que participaram do Fórum Ciência e Sociedade 2018 (FCS): “A questão das arboviroses em Ceilândia e no DF”, projeto da Fiocruz Brasília, compartilharam, durante o Festival, suas vivências educativas na etapa regional de Ceilândia. Eles falaram sobre a temática, as visitas técnicas e os debates do Fórum, apresentando também propostas para o controle das arboviroses nas escolas e comunidades.
“A participação desses estudantes na Festic integra o percurso formativo do Curso de Formação para Iniciação Científica na Educação Básica: A questão das arboviroses em Ceilândia, que está em desenvolvimento no território enquanto estratégia de aprofundamentos das questões levantadas no Fórum em 2018”, explica Fernando Rocha, integrante do Fórum Ciência e Sociedade.
Os visitantes do stand da Fiocruz puderam conhecer mais ações do projeto, apresentadas pelos estudantes, e sobre a instituição. Na ocasião também foram distribuídas publicações da Fiocruz como periódicos e livros.