Nathállia Gameiro
Publicação internacional promove visibilidade a trabalhos em diferentes áreas ligadas à alimentação e cultura
O Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin) da Fiocruz Brasília lançou, na última semana, a publicação internacional RACA – Revista de Alimentação e Cultura das Américas. Esta iniciativa acolhe trabalhos de pesquisas com foco em alimentação, contemplando olhares relacionados a diferentes temáticas, como ciências sociais, comunicação, economia, geografia, história, turismo, gastronomia, saúde pública, nutrição humana, entre outros temas.
A revista busca estimular a compreensão de fatores históricos, sociais, políticos e econômicos, e suas consequências para as escolhas, comportamentos, hábitos, crenças, tabus e práticas alimentares para a sociedade. As publicações serão apresentadas em inglês, português e espanhol.
De acordo com a editora executiva Danielle Cabrini, a Revista é um veículo internacional que favorece a disseminação do conhecimento em alimentação e cultura e insere a Fiocruz num cenário importante no sentido de contribuir para o avanço da ciência nessa área. Ela destaca ainda que a publicação permitirá conhecer o contexto da Alimentação e Cultura nas Américas.
A revista surgiu a partir de discussões promovidas pela Rede de Alimentação e Cultura (R&C). Essa rede reúne acadêmicos envolvidos com temáticas relacionadas à alimentação e nutrição, e destaca que as formas de comer de um grupo de pessoas estão relacionadas a uma série de fatores socioculturais, para além dos aspectos nutricionais. A rede teve início há mais de dez anos, por iniciativa das pesquisadoras da Fiocruz Denise Oliveira e Denise Barros. O editorial Alimentação e Cultura nas Américas, da primeira edição da Revista, escrito por Miriam Bertran, da Universidad Autónoma Metropolitana (México) explica o processo de criação. Confira aqui
A primeira edição traz textos sobre cultura alimentar e experiências na Colômbia, Espanha, Brasil e Chile. Confira os artigos. No site http://raca.unasus.edu.br/index.html é possível ler ainda um resumo de Maria Eunice Maciel, professora de antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com apontamentos sobre Cultura e Alimentação e uma homenagem a Jesús Contreras, fundador do Observatório de Alimentos (ODELA) na Universidade de Barcelona e pioneiro em antropologia e alimentação na Espanha. O ODELA inspirou e contribuiupara que a Fiocruz começasse a atuar nesse campo.
Chamada de artigos
Está aberta a submissão de artigos para a 2ª edição da RACA, que tem como tema “Cultura, Ambiente e Sistemas Alimentares”. Este número propõe a reflexão sobre a situação atual das Américas nesse âmbito, onde ocorre avançada transição alimentar e nutricional, expressa por altos índices de obesidade e alterações significativas nos modos de comer e nas escolhas alimentares.
Os interessados devem submeter artigos até o dia 28 de março de 2019 na plataforma on-line da revista. A Revista RACA acolhe trabalhos inéditos de pesquisas voltadas para as temáticas em foco. Serão aceitos artigos originais, artigos de revisão da literatura e artigos de opinião, resenhas de livros/teses e de entrevistas e ensaios originais e inéditos sobre o tema.