Fiocruz Brasília lança Residência Multiprofissional de Vigilância em Saúde  

Nathállia Gameiro 7 de fevereiro de 2020


Nathállia Gameiro

A Escola Fiocruz de Governo lançou o edital da Residência Multiprofissional de Vigilância em Saúde. O curso é fruto de parceria entre Fiocruz Brasília e Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). Podem participar do processo seletivo os graduados em Enfermagem, Ciências Biológicas, Farmácia, Bioquímica, Medicina Veterinária e Saúde Coletiva. No ato da matrícula, o candidato deve ter concluído o curso de graduação com colação de grau e estar inscrito no Conselho Profissional correspondente (exceto para os profissionais de Saúde Coletiva).

Ao todo, são 20 vagas, sendo 4 para cada categoria profissional. As inscrições estarão abertas de 11 a 14 de fevereiro. Para participar, o interessado fazer inscrição online e entregar a documentação em envelope lacrado na Secretaria Acadêmica da Escola Fiocruz de Governo. O horário de funcionamento é de 8h às 12h e de 13h às 17h.  Confira os documentos necessários para inscrição

A Residência busca especializar profissionais com a formação em serviço em instituições e serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O programa tem duração de dois anos, em tempo integral, com início em março de 2020.

Os residentes vão atuar na execução, planejamento, gestão e avaliação de ações de Vigilância em Saúde, com atividades de investigação epidemiológica, promoção da saúde, monitoramento, prevenção e controle de doenças e agravos, análise de situação de saúde, gestão de vigilância em saúde, controle de riscos ambientais, prevenção e controle de riscos de produtos e serviços, vigilância em saúde do trabalhador e educação e comunicação em saúde. Durante todo o trabalho, serão acompanhados de preceptores da SES-DF e docentes e pesquisadores da Fiocruz Brasília.