Fiocruz Brasília institui Programa de Sustentabilidade

Por: Fiocruz Brasília
27/01/2015

Na tarde da última segunda-feira (26), o diretor da Fiocruz Brasília, Gerson Penna, reuniu os colaboradores da instituição para comemorar os resultados da “Campanha da Sustentabilidade”, que já apresenta mudanças significativas. O destaque é para a redução de 18,37% no consumo de água em 2014, em comparação ao ano anterior. A instituição conseguiu reverter o aumento ocorrido em 2013, alcançando no ano passado, um patamar inferior ao consumido em 2012. Além da água, o consumo de energia elétrica também diminuiu, representando uma redução de 7,58%. Proporcionalmente, estas reduções são ainda maiores, considerando que em 2012/2013 havia quantidade menor de pessoas e eventos na instituição.

Diante desses resultados e considerando as recomendações preconizadas pelo Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, de iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, cujo objetivo é a promoção da internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicos, Gerson Penna anunciou que a Campanha da Sustentabilidade passa a ser Programa da Sustentabilidade da Fiocruz Brasília.

O Programa tem como objetivo integrar todos os setores, estimulando uma mudança gradual de atitude para o uso consciente dos recursos naturais renováveis e não renováveis, racionalizar impactos financeiros e associar responsabilidade socioambiental ao nome da Fiocruz Brasília. O Programa reforça ainda a responsabilidade com o meio ambiente e coloca em pauta discussões sobre temas importantes, como água, energia, copos descartáveis e papéis.

A coordenação é desenvolvida por um grupo gestor, composto por representantes de diversas áreas da instituição. O grupo orienta e mobiliza os trabalhadores em prol da sustentabilidade, além de promover ações e estratégias de capacitação dos colaboradores sobre responsabilidade socioambiental.