Fiocruz Brasília encerra o seu 1° Curso de Especialização à Distância em Direito Sanitário

Fiocruz Brasília 2 de setembro de 2016


Fortalecimento de Políticas Públicas, Educação Permanente como mecanismo de redução de demandas judiciais, Capacitação em Mediação Sanitária, Fortalecimento do Controle Social no SUS e Qualificação permanente do corpo Técnicos nas Secretarias Estaduais. Estes são alguns dos temas tratados nas monografias de alunos do Curso de Especialização à Distância em Direito Sanitário, realizado com o apoio do CONASS, cujas bancas de defesa iniciaram ontem (01/09).

São 133 alunos de 25 unidades federadas, incluindo o Distrito Federal. As monografias apresentadas, uma por UF, tratam de temas de interesse das respectivas secretarias estaduais de saúde. O Secretário de Saúde do DF, Humberto Lucena, observou que todos os trabalhos demonstram o compromisso dos trabalhadores da saúde com o SUS. Observou que estes estudos serão encaminhados para as respectivas secretarias estaduais pois desenham caminhos na busca de soluções de temas aflitivos como a judicialização. Informou que o curso à distância propiciou mais de 400 horas de ensino aprendizado com custo menor que o presencial.

A coordenadora do Programa de Direito Sanitário da Fiocruz e do Curso de Especialização, Maria Célia Delduque, recebeu placa de homenagem e agradecimento do CONASS. Por apresentarem melhor desempenho no curso, cinco alunas do curso receberam láurea acadêmica – Rachel Caroline Rodrigues da Silva e Gracilene Rodrigues de Araujo, do Distrito Federal, Tamara Saldanha Jorge, de Roraima, Luciana Toledo Lopes, do Conass e Gisela de Jesus Silva, da Fiocruz Brasília.